Greve do INSS: STJ determina manutenção de 85% do efetivo de trabalho nas agências

Greve do INSS: STJ determina manutenção de 85% do efetivo de trabalho nas agências

Foto: Beto Albert (Diário)

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza Moura, determinou nesta quinta-feira (25) que 85% do efetivo de trabalho seja mantido durante a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que segue por tempo indeterminado.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Pela decisão, o percentual mínimo deverá ser mantido em todas as unidades do órgão, conforme determina a legislação em casos que envolvem serviços essenciais. Em caso de descumprimento da determinação, os sindicatos da categoria deverão pagar multa diária de R$ 500 mil.


A decisão da ministra foi motivada por uma ação protocolada pelo INSS para garantir o funcionamento mínimo durante o movimento paredista, aprovado no dia 16 pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).


A Fenasps defende a recomposição das perdas salariais, reestruturação de carreiras, incorporação de gratificações, jornada de trabalho de 30 horas para todos e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei, entre outras pautas.


Proposta

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos apresentou uma proposta à categoria que prevê ganho acumulado de 24,8% entre 2023 e 2026 para os servidores ativos e inativos. De acordo com a pasta, esse ganho cobre as perdas inflacionárias do governo atual e parte das perdas de gestões anteriores.


A atual proposta também prevê alongamento da carreira de 17 padrões para 20 padrões, manutenção da remuneração de ingresso do nível superior e nível intermediário com valorização do vencimento básico e criação de gratificação de atividade em substituição à Gratificação de Atividade Executiva (GAE).

Em Santa Maria

Em Santa Maria, a agência do INSS tem realizado apenas perícias médicas e atendimentos mediante agendamento.  A greve dos servidores afeta diretamente a população que precisa do serviço e a fila de processos pendentes. Isso porque o cidadão pode abrir o requerimento de forma online, por exemplo, mas o processo não será analisado.


Em Santa Maria, profissionais também aderiram à greve. Por isso, a agência localizada na Rua Venâncio Aires, no Centro, realiza apenas atendimentos por agendamento e perícias médicas


Para agendamento de atendimento via internet, é preciso ter conta gov.br. Informações pelo telefone 135 ou no site do Meu INSS.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Agência Brasil

O adeus ao mestre das lentes: morre Fritholdo Helmuth Staggemeier Anterior

O adeus ao mestre das lentes: morre Fritholdo Helmuth Staggemeier

170 quilos de fios em desuso são recolhidos de postes da Avenida Paulo Lauda, na Tancredo Neves Próximo

170 quilos de fios em desuso são recolhidos de postes da Avenida Paulo Lauda, na Tancredo Neves

Geral