Temporal

Granizo provoca estragos em cidades da Região Central

"

Pelo menos cinco cidades da região registraram queda de granizo e estragos na tarde desta quarta-feira. Restinga Seca, São Gabriel, Cacequi e Formigueiro e três distritos de Santa Maria tiveram registros de queda das pedras de gelo

As nuvens escuras que passaram por Restinga Seca na tarde desta quarta-feira deixaram um rastro de destruição em pelo menos nove comunidades do interior.

Confira como estão os bloqueios das estradas da Região Central

De acordo com o prefeito Mauro Schünke, as pedras de gelo, que tinham o tamanho de um ovo, danificaram residências e plantações nas localidades de Jacuí, Pedregulho, Passo das Tunas, Bom Retiro, Aparecida, Campo Novo, Boqueirão da Estiva, Araçá e Espigão. O prefeito afirma que um levantamento completo dos prejuízos deve ser feito nesta quarta-feira.

Saiba como ajudar as pessoas atingidas pela chuva na região

Pouco antes de o município ser atingido pelo granizo, Schünke havia assinado o decreto de emergência em Restinga Seca, em função de perdas com os temporais da última semana. Até então, o prejuízo havia sido calculado em cerca de R$ 8 milhões.

– Com certeza, as perdas vão aumentar. Muita gente foi atingida – disse o prefeito, que se deslocava para o interior com equipes do corpo de bombeiros.

Pelo menos três equipes da prefeitura e duas dos bombeiros trabalharam no socorro aos atingidos. Até as 19h, haviam sido distribuídos 52 metros de lona para cerca de sete pessoas que procuraram os bombeiros. Além disso, as equipes atenderam localidades atingidas e entregaram 221 metros de lonas em 20 residências.

Em Restinga Seca, conforme o tenente Gabriel de Souza, comandante dos bombeiros do município, o centro da cidade não teve estragos.

– Foram muitas casas e lavouras atingidas. Ainda não contabilizamos os estragos, mas os maiores prejuízos foram no interior – afirma o tenente.

Segundo o secretário de obras e coordenador da Defesa Civil de Restinga Seca, Elizandro Librelotto, mais de 200 resdiências tiveram o telhado danificado pelo granizo e quatro localidades (Boqueirão da Estiva, Espigão, Bom Retiro e Jacuí) estão sem energia elétrica.

Segundo a moradora da localidade de Aparecida, Aline Fernandes, 30 anos, era por volta das 15h quando a tormenta começou e durou entre 20 e 25 minutos. Ela, o marido, Gilnei Knak, 33, e a filha do casal, de 4 anos, estavam em casa. Aline afirma que primeiro choveu pedras pequenas e, que depois de uma forte chuva, vieram as pedras grandes. A família precisou cobrir o telhado com lonas, que foram distribuídas pela prefeitura.

– Vou ter que trocar todo o telhado, choveu muito dentro de casa, como se estivéssemos na rua. Na hora ficamos muito assustados e tentamos nos proteger – afirma Aline.

Na casa de Ana Alice Schütz, 52 anos, em Restinga, o estrago do granizo foi grande. Mesmo à noite era possível ver a marca das pedras no gramado. Ela estava sozinha no local na hora do temporal:

– A chuva vinha como uma fumaça, não dava para enxergar nada pela janela. A casa encheu de água com os buracos – contou.

Nenhuma das folhas de amianto da residência ficou inteira, e os buracos têm até 15cm de diâmetro.

Mais quatro cidades registraram granizo

Em Cacequi, o temporal de granizo que começou por volta das 18h30min e durou apenas cinco minutos fez muitos estragos na "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em casa ou na estrada, saiba a quem pedir socorro em caso de temporal

Próximo

BR-158 terá bloqueio total durante as madrugadas a partir desta quinta-feira

Geral