Grande quantidade de lixo recebida pela Asmar não é reciclável

Deni Zolin

Grande quantidade de lixo recebida pela Asmar não é reciclável

Foto: Deni Zolin

Santa Maria vive o grande desafio que é fazer a coleta seletiva de lixo (materiais recicláveis), e um dos problemas é justamente o fato de que a grande maioria da população não separa lixo seco do orgânico. Porém, até mesmo quem se cadastra em associações como a Asmar, que coleta o lixo reciclável em casas, prédios e condomínios, nem sempre faz tudo e acaba enviando junto muita coisa que não é reciclável, como comida, papel higiênico, fraldas, madeiras e restos de materiais de construção.

Na quinta-feira (24), durante visita à sede da Asmar, na Nova Santa Marta, fiquei impressionado com os problemas que a entidade sofre por falta de conscientização de quem destina materiais recicláveis para lá. Diego Vidal, responsável pelo setor administrativo da Asmar, mostra uma grande pilha de sacolas de lixo do lado de fora. São materiais que foram coletados por eles em mais de 1 mil pontos da cidade, de casas e condomínios que ligaram para se cadastrar, mas que estavam misturados com o lixo reciclável. Ou seja, mesmo as pessoas que estão preocupadas com a coleta seletiva erram. Imaginem quem não está nem aí.

– Isso tudo aqui nem era para ter vindo para cá, pois não são materiais recicláveis. A gente tem todo um trabalho para separar e colocar em sacolas para o caminhão da coleta de lixo levar para o aterro sanitário. Infelizmente, muita gente só quer se livrar das coisas e não tem consciência. Numa sacola, coloca o material reciclável em cima, mas embaixo tem fraldas ou restos de construção. Ou coloca marmita de isopor com comida dentro. O problema maior é em condomínios, pois daí ninguém sabe quem fez aquilo – afirmou Vidal, cobrando que sejam feitas mais campanhas de orientação da população sobre a importância de separar os materiais, mas de forma correta.

O que a asmar coleta

Papel – Papel branco, papelão, revistas, jornais, livros, documetos empresariais/sigilosos

Vidro – Garrafas, copos e embalagens de vidro

Metal – Latas de bebidas, ferros em geral, chumbo, pregos e parafusos, bateria de carro e eletroeletrônicos

Plástico – Garrafas pet, copos descartáveis e embalagens plásticas em geral

Óleo de cozinha usado – Deixe esfriar e armazene numa garrafa pet e chame a Asmar

Como chamar a Asmar?

Cadastre-se e agende a coleta

(55) 98111-0146

galpaoasmar@gmail.com

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moção de protesto sobre Alexandre de Moraes causa troca de provocações Anterior

Moção de protesto sobre Alexandre de Moraes causa troca de provocações

Richarlison decide e Brasil inicia Copa com vitória sobre a Sérvia Próximo

Richarlison decide e Brasil inicia Copa com vitória sobre a Sérvia

Geral