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Golpe do 'cupom do iFood' já atingiu 86 mil pessoas em 48 horas

Mais um golpe envolvendo mensagens de WhatsApp tem causado dor de cabeça para muita gente. De acordo com a PSafe, empresa de monitoramento, desta vez, uma oferta falta de cupons no valor de R$ 100 para consumo no iFood tem circulado pelo aplicativo de conversa. Da mesma forma como já aconteceu com golpes envolvendo outras empresas, os criminosos usam o nome do iFood para enganar os usuários. As informações são do portal TecMundo.

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Segundo a análise feita pelo PSafe, em menos de 48 horas já foram identificados 86 mil ciberataques envolvendo os links de phishing da falsa promoção. Entretanto, a análise só considera os usuários que possuem anti-phishing instalado no smartphone. Isso significa que o número de vítimas do golpe deve ser ainda maior. 

COMO FUNCIONA O GOLPE
Ao clicar no link (veja acima) que é enviado por mensagem, a vítima precisa responder uma pesquisa antes do acesso ao cupom. Depois disso, o usuário é levado para uma página onde é incentivado a compartilhar a mesma mensagem com todos os amigos e grupos do WhatsApp.

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Para não cair em ameaças como essa, é preciso adotar medidas de segurança, como checagem de links recebidos, que pode ser feito clicando aqui, além de utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função anti-phishing, como o dfndr security. Desconfiar de mensagens que pedem o compartilhamento com amigos para ganhar alguma coisa também é importante.

O QUE DIZ A EMPRESA
Em nota, o iFood pede para que os usuários não cliquem na mensagem enviada e reforça que os únicos canais de comunicação oficial com os clientes do aplicativo são feitos por meio do próprio app.  

Leia a nota na íntegra:

"O iFood esclarece que a mensagem que está sendo disseminada pelas redes sociais oferecendo um cupom de R$ 100 é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato. O iFood - líder de delivery de comida online - tem como propósito tornar a alimentação mais prática e prazerosa, e um de seus principais valores é o cliente. A empresa está apurando o caso internamente e vai tomar as medidas cabíveis. A companhia reforça que a transparência e o respeito aos seus clientes e funcionários estão em suas prioridades e se coloca à disposição para qualquer dúvida adicional."

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