Empresas de Santa Maria podem estar sendo vítimas de um golpe envolvendo o recebimento de e-mails falsos sobre irregularidades em alvarás de localização. A prática consiste no envio de um documento para a empresa, informando que essa "foi notificada por apresentar possível irregularidade no alvará de funcionamento, conforme denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura".
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Além de tentativas que teriam sido feitas por telefone, o autor do documento identificado como 'José Carlos' informa sobre o prazo para normalizar o processo e diz que "a não regularização poderá resultar em sanções, incluindo multas e o fechamento temporário da empresa até que a situação seja normalizada".
Um link com as possíveis irregularidades também é disponibilizado a vítima. Ao final do documento, em italíco, consta que "esta é uma notificação oficial e não deve ser ignorada". Veja abaixo:

Nos últimos meses, casos foram registrados também nos municípios gaúchos de Estância Velha, Cachoeira do Sul, Santo Augusto e até mesmo, em outros Estados, como Paraná e Minas Gerais.
Orientação
Na manhã desta quinta-feira (5), a prefeitura de Santa Maria emitiu uma nota sobre o caso, orientando que "em caso de dúvidas, o contribuinte acesse os seguintes meios: (55) 3174 1574 (opção 3), [email protected] ou presencialmente na Rua André Marques, 820, 10° andar, na Sala do Empreendedor".