geral

Dois dias depois de a prefeitura  emitir um alerta para um surto de infecção intestinal em Santa Maria, as autoridades de saúde atuam para descobrir a origem da bactéria que provocou a doença. Até agora, foram reigstrados cinco casos graves na cidade:  duas mortes - em uma menina de 4 anos e um menino de 5 -, uma paciente se encontra na CTI e outras duas crianças que já estão em tratamento para a doença. 

De acordo com o secretário de saúde, Francisco Harrisson, como os casos identificados como grave são de alunos e de mãe de aluno de uma mesma escola, um dos processos é aplicar um questionário para a família de todos alunos, inclusive dos dois que morreram em decorrência da doença. O objetivo é o cruzamento de dados informados na resposta como possibilidade de achar a origem da bactéria provocadora da infeção. 

Além dos cinco casos graves, 128 pessoas procuraram por atendimento no PA e UPA de Santa Maria em um período de 24 horas - entre a quarta e a quinta-feira. Todas essas pessoas passaram por exames e, conforme o resultado, podem descartar a presença da bactéria ou serem analisados pelo Laboratório do Estado (Lacem). O número não contabiliza os pacientes que procuraram a rede privada com dores abdominais e diarreia, os principais sintomas da infeção intestinal. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: fim de semana pode ter temperatura máxima de 40ºC, diz meteorologista

Casa de jogos é fechada pela segunda vez em menos de um mês Próximo

Casa de jogos é fechada pela segunda vez em menos de um mês

Geral