Gauchada reunida em Portugal no Dia do Brasil

Michele

Gauchada reunida em Portugal no Dia do Brasil

Quer coisa melhor do que tomar um chimarrão entre amigos e sentir o cheirinho do churrasco na brasa? E se for a milhares de quilômetros do nosso Rio Grande, a sensação é ainda mais reconfortante. O mate tem um sabor que ameniza a saudade, e o churrasco é como o “aconchego de um lar”.

Eu disse na coluna que iria registrar a tenda do Rio Grande do Sul no evento chamado Dia do Brasil e aqui está. Teve venda de erva-mate e de churrasquinho. Mas, mais do que apresentar seus produtos e empresas, quem esteve à frente da iniciativa garante que reunir gente da nossa terra foi o saldo mais positivo do dia.

Encontrei os gaúchos Igo Borba, Josiane Besch e Paulo Raupp, que garantiram água quente e erva para a mateada; e os assadores da rodada: a dupla Renan Ribeiro e Diego Munhoz. O Diego, na verdade, é paulista, mas é um paulista de alma gaúcha.

Os assadores Renan e Diego e o gremista Igo. Fotos: arquivo pessoal

E como era muito colorado na foto para o meu gosto, o gremista Igo veio equalizar o registro e assim a gente mostra o grenal em terras lusitanas.

Falando no tricolor, quem também prestigiou a tenda do Rio Grande do Sul foi a gremista Jenifer Viana. Nós nos conhecemos durante um verão em Braga em que nossas meninas brincaram juntas na piscina. O encontro foi mais ou menos assim: uma escutou o sotaque da outra e em alguns minutos a conversa já estava boa barbaridade. A Jenifer nasceu em Porto Alegre, cresceu em Viamão e mora em Portugal há 4 anos e meio. Recentemente, aproveitou as férias para prestigiar o Conjunto Folclórico Arte Nativa que se apresentou em festivais portugueses de danças tradicionais. Eles representaram o Brasil no FolkFaro, o maior festival do sul de Portugal em danças regionais, que contou com grupos de nove países (Bósnia, Brasil, México, Panamá, Portugal, Quênia, Argentina, Indonésia e Polônia).

Jenifer conta que, sempre que possível, acompanha os eventos que tem a participação dos gaúchos, que é uma forma de “sentir-se” em casa por alguns instantes. E como estamos no mês de setembro, ela disse ainda que a gauchada de Braga já está pensando nas comemorações do dia 20. Como aqui não será feriado, é possível que o “churras” fique para domingo, um antes ou um depois do Dia do Gaúcho.

Jenifer, com as filhas e um amiguinho das filhas

Michele DiasMeu nome é Michele Dias da Silva, tenho 42 anos, casada, duas filhas lindas e santa-mariense com muito orgulho. Sou formada em Letras pela Universidade Franciscana e em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria; e tenho mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade do Minho (Portugal). Trabalhei em telejornal por 15 anos, a maioria destes como editora e apresentadora do Jornal do Almoço. Atualmente, produzo conteúdo para redes sociais de empresas e faço fotos, vídeos e textos sobre as minhas andanças pela Europa porque sou curiosa e apaixonada por descobrir boas histórias. 

Leia todos os colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inep divulga resultado do Enade Anterior

Inep divulga resultado do Enade

Jovem é preso após espancar a namorada em Santa Maria Próximo

Jovem é preso após espancar a namorada em Santa Maria

Geral