Foto: NOAA NWS National Hurricane Center (Facebok/Divulgação)
Imagens feitas satélite pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos mostra o furacão Milton avançando no Golfo do México.
O furacão Milton deve chegar mais cedo à Florida devido a uma mudança de rota para o Sul. De acordo com a CNN Brasil, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos alertou que a tempestade pode chegar à costa por volta das 23h (horário local) desta quarta-feira (9) ou, nas próximas 12 horas, em algum lugar perto ou ao sul de Sarasota. As autoridades locais pedem aos moradores que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na manhã desta quarta, o ponto de chegada do furacão mudou para o sul em 16 km e 25 km desde terça (8) de manhã. Com isso, a tempestade deve percorrer menos o Golfo do México antes de chegar ao solo — isso explica a antecipação da previsão.
Rápida evolução
O furacão Milton ficou ainda mais forte (categoria 5) devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México. Isso significa que ele deve crescer, embora diminua de categoria, e os impactos destrutivos devem alcançar uma área muito maior.
Este fenômeno chegou a ser considerado a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos de 281 km/h.
Recentemente, a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
Leia também