Natural da região, estudante da UFSM disputará o Sul-Americano de Orientação

Natural da região, estudante da UFSM disputará o Sul-Americano de Orientação

Foto: Arquivo pessoal

O estudante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Júnior Lizzi, 23 anos, será um dos representantes do Brasil no Campeonato Sul-Americano de Orientação, que será disputado em Medellín, na Colômbia, entre a sexta e a segunda (11 a 14 de outubro). Em agosto, ele participou do Mundial Universitário de Orientação, sendo a sua primeira experiência fora do continente americano. Desde então, o jovem, que é natural de Tupanciretã, figura no ranking mundial da modalidade.

​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Nesta quarta (9), o estudante de Tecnologia em Geoprocessamento começa a viagem rumo à competição que passará por Curitiba, Santiago, no Chile, Bogotá, na Colômbia, até chegar em Medellín, na sexta (11). No mesmo dia, Lizzi disputará um evento modelo, que é utilizado para os competidores conhecerem o percurso. A partir do sábado (12), se iniciam as competições oficiais, das quais ele vai participar das três modalidades: sprint, floresta médio e floresta longo.

  • Sprint: disputado em locais mais abertos, com duração entre 12 e 15 minutos.
  • Floresta médio: disputada em florestas, com duração entre 35 e 45 minutos.
  • Floresta longa: disputada em florestas, com duração entre 80 e 120 minutos.

O foco do estudante é no sprint, visto que compete na categoria elite (nível mais alto) e, desde agosto, está no ranking mundial. Neste ano, disputou o mundial universitário na modalidade, em Bansko, na Bulgária, assim como o Campeonato Brasileiro, competição em que obteve o nono lugar e que foi disputada em Santa Maria. Nas duas modalidades floresta, ele irá participar em uma categoria inferior a elite, a mesma que disputou em 2023, quando foi vice-campeão sul-americano.


– Sou muito grato ao meu treinador, pois só alcancei alguns objetivos por causa dele. A participação no mundial me auxiliou muito em função da experiência de conversar com outros atletas e ouvir dicas sobre algumas questões de foco e preparação. Eu converso com todo mundo sobre essa visão de mundo que tive lá, de foco, do apoio que tive de outros países, das vivências – disse Júnior Lizzi, que ainda sonha em ser profissional do esporte.


Além dele, outros oito brasileiros estarão na competição, como Ana Paula Koeche, servidora da UFSM, no campus Frederico Westphalen, e Cleber Baratto Vidal, estudante de Tecnologia em Fruticultura, na instituição. Ambos integram o Clube de Orientação de Santa Maria (Cosm).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Atleta santa-mariense é convocada para representar o Estado no Campeonato Brasileiro de Beach Tennis Anterior

Atleta santa-mariense é convocada para representar o Estado no Campeonato Brasileiro de Beach Tennis

Inter-SM lança uniforme e apresenta elenco para o Gauchão Feminino Sub-17 nesta quarta-feira Próximo

Inter-SM lança uniforme e apresenta elenco para o Gauchão Feminino Sub-17 nesta quarta-feira

Esportes