Foto: Arquivo pessoal
O estudante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Júnior Lizzi, 23 anos, será um dos representantes do Brasil no Campeonato Sul-Americano de Orientação, que será disputado em Medellín, na Colômbia, entre a sexta e a segunda (11 a 14 de outubro). Em agosto, ele participou do Mundial Universitário de Orientação, sendo a sua primeira experiência fora do continente americano. Desde então, o jovem, que é natural de Tupanciretã, figura no ranking mundial da modalidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nesta quarta (9), o estudante de Tecnologia em Geoprocessamento começa a viagem rumo à competição que passará por Curitiba, Santiago, no Chile, Bogotá, na Colômbia, até chegar em Medellín, na sexta (11). No mesmo dia, Lizzi disputará um evento modelo, que é utilizado para os competidores conhecerem o percurso. A partir do sábado (12), se iniciam as competições oficiais, das quais ele vai participar das três modalidades: sprint, floresta médio e floresta longo.
- Sprint: disputado em locais mais abertos, com duração entre 12 e 15 minutos.
- Floresta médio: disputada em florestas, com duração entre 35 e 45 minutos.
- Floresta longa: disputada em florestas, com duração entre 80 e 120 minutos.
O foco do estudante é no sprint, visto que compete na categoria elite (nível mais alto) e, desde agosto, está no ranking mundial. Neste ano, disputou o mundial universitário na modalidade, em Bansko, na Bulgária, assim como o Campeonato Brasileiro, competição em que obteve o nono lugar e que foi disputada em Santa Maria. Nas duas modalidades floresta, ele irá participar em uma categoria inferior a elite, a mesma que disputou em 2023, quando foi vice-campeão sul-americano.
– Sou muito grato ao meu treinador, pois só alcancei alguns objetivos por causa dele. A participação no mundial me auxiliou muito em função da experiência de conversar com outros atletas e ouvir dicas sobre algumas questões de foco e preparação. Eu converso com todo mundo sobre essa visão de mundo que tive lá, de foco, do apoio que tive de outros países, das vivências – disse Júnior Lizzi, que ainda sonha em ser profissional do esporte.
Além dele, outros oito brasileiros estarão na competição, como Ana Paula Koeche, servidora da UFSM, no campus Frederico Westphalen, e Cleber Baratto Vidal, estudante de Tecnologia em Fruticultura, na instituição. Ambos integram o Clube de Orientação de Santa Maria (Cosm).