paralisação

Funcionários do Husm podem entrar em greve a partir da próxima semana

Os funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que atuam no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) podem entrar em greve a partir da próxima semana se não houver acordo entre a categoria e a Ebserh. Em assembleia realizada nesta tarde, em Santa Maria, foi discutido o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que visa o reajuste salarial e o pagamento retroativo do dissídio aprovado pelo Ministério do Trabalho. De acordo com André Almeida, representante legal dos empregados, cerca de 100 dos 822 funcionários da Ebserh participaram da assembleia.

6 concursos com inscrições abertas no Estado

Segundo a categoria, a Ebserh havia proposto, em reunião anterior, o pagamento de 70% do valor do dissídio, em duas parcelas - uma neste mês e outra em março de 2019. Entretanto, conforme aponta Almeida, os funcionários não aceitaram o acordo e pedem pagamento do valor integral. Ainda nesta terça-feira, o resultado de uma reunião em Brasília deve refletir na decisão dos funcionários do Husm em aderir à greve ou não.

- Nunca houve um aumento real, e nós entendemos que nosso trabalho não pode ser visto como uma simples mercadoria. Entendemos com estranheza que tenham nos chamado para uma nova reunião, mas só haverá acordo com pagamento do valor integral - comentou Almeida.

Outros 13 hospitais do país já aderiram à paralisação das atividades. 

Governo terá de indenizar jovem ferido em acidente com blindado do Exército

Em nota, a Ebserh afirmou que "o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, apresentou proposta de mediação aos representantes dos empregados nesta segunda-feira (4) visando finalizar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria, com avanços nas cláusulas sociais e aumento salarial". De acordo com o órgão, o ministro da Educação, Rossieli Soares, e o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, vão se reunir com os representantes dos empregados para dar continuidade às negociações.

Confira, abaixo, a íntegra da nota: 

"A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esclarece que o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, apresentou proposta de mediação aos representantes dos empregados nesta segunda-feira (4) visando finalizar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria, com avanços nas cláusulas sociais e aumento salarial.

Na parte econômica, a proposta para o ACT 2017/2018 prevê reajuste salarial e de cláusulas econômicas em 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e pagamento de 70% do retroativo do período. Para o ACT de 2018/2019, a proposta é de 80% do INPC do período e 100% do retroativo. Caso a proposta do ministro seja aceita, os retroativos serão pagos em 2 parcelas iguais, sendo a primeira no fechamento do acordo e a segunda na data-base de 2019 (1º de março de 2019).

Na parte social, destacam-se a prorrogação do prazo de usufruto do intervalo da empregada nutriz, retorno dos dois dias de abono anuais, alteração da idade mínima e máxima dos dependentes legais para empregado acompanhar em consultas médicas e a possibilidade de intervalo mínimo de 30 minutos de almoço para empregados da área administrativa que laborem 8 horas diárias. Essas propostas ficam válidas até a sexta-feira (8) e, segundo Ives Gandra, estão vinculadas à não deflagração da greve programada para esta terça-feira (5).

Ainda nesta terça-feira (5), o ministro da Educação, Rossieli Soares, e o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, vão se reunir com os representantes dos empregados para dar continuidade às negociações.

A Ebserh reforça que se mantém aberta ao diálogo junto aos seus empregados, sempre em busca de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais e oferecer melhores condições de trabalho nas unidades. Somente este ano, a estatal já contratou mais de 3 mil profissionais. A previsão é finalizar 2018 com 5 mil contratações via concurso público."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

245 vagas de empregos e estágios para quarta-feira Anterior

245 vagas de empregos e estágios para quarta-feira

Leilão da Receita em Santa Maria terá carros a partir de R$ 500 Próximo

Leilão da Receita em Santa Maria terá carros a partir de R$ 500

Geral