natureza

FOTOS+VÍDEO: mesmo antes da primavera, floração das plantas colore as ruas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Mesmo em agosto, em pleno inverno, muitas ruas em Santa Maria já estão tomadas pelo colorido do florescimento de diversas plantas que costumam  desabrochar ou dar frutos na primavera, que começa apenas daqui a um mês, em 22 de setembro.


Mas o que explica essa antecipação do florescimento? Especialistas destacam que não é incomum que isso ocorra e que está relacionado com as ondas de calor que passaram pelo Rio Grande do Sul durante os últimos meses. 

- Este inverno teve dias com temperaturas muito baixas, mas também teve, entre esses dias de frio, temperaturas muito altas. E foi esse calor que promoveu essa antecipação no florescimento -  professor Nereu Augusto Streck, do departamento de Fitotecnia do Centro de Ciência Rurais (CCR) da UFSM.

Rede de ensino busca alternativas para aproximar escola e estudantes

Conforme Streck, entre as plantas que estão desabrochando mais cedo, então os ipês amarelo e roxo, pessegueiro, extremosa, pata-de-vaca, grinalda-de-noiva, glicínia, azaleias e pitangueiras. Essas plantas recebem estímulos ambientais para entrar em floração, como aumento do período de luz e aumento das temperaturas. 

- Plantas entram em repouso durante o inverno, um período conhecido como dormência. Temperaturas mais elevadas tiram a "dormência" da planta de dias mais frios, a planta entende que o calor está voltando e é hora de ter floração - explica o meteorologista Gustavo Verardo. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Depois do frio, temperatura sobe e chuva deve retornar na região

Próximo

VÍDEO: durante pandemia, uso de bicicletas tem salto em Santa Maria

Geral