desfile

FOTOS+VÍDEO: mais de 30 entidades passaram pela Medianeira no Dia do Gaúcho

Rodrigo Ricordi

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)

Sem a tradicional chuva no desfile do dia 20 de setembro, o sol apareceu e trouxe grande público para Avenida Medianeira na manhã de sexta-feira. Mais de 30 entidades tradicionalistas que desfilaram mostraram um pouco da história do homenageado em alegorias coloridas que levaram a poesia e a música gaúcha às apresentações.


Neste ano, a vida e a obra de Paixão Côrtes são tema dos festejos em todo o Estado. O tradicionalista morreu em 2018 aos 91 anos, deixando um legado por chamar a atenção aos símbolos do Rio Grande do Sul, como a Chama Crioula e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas. Já o patrono é o músico César Oliveira, da dupla com Rogério Melo. A tradicionalista Dinara Xavier da Paixão, prima de Paixão Côrtes, é a homenageada local desta edição da Semana Farroupilha.

JUVENTUDE E EXPERIÊNCIA
A pequena Marthina, de três anos, acompanhada de sua mãe Bárbara Rodrigues, 28, estava ansiosíssima para desfilar pelo DTG Noel Guarany, da Universidade Federal de Santa Maria. Bárbara, que é operadora de caixa, conta que sempre desfilou e agora passa para filha a tradição e o amor pela cultura Gaúcha.  

Em meio ao público de 15 mil pessoas, segundo estimativa da Guarda Municipal, um olhar emocionado chamava a atenção. A aposentada Alair Barcelos de Moura, de 85 anos, observava atenta a interpretação dos que desfilavam. Ela conta que vem todos os anos, é apaixonada pela Tradição Gaúcha e estava ansiosa para ver seus dois netos acompanhados do filho passarem a cavalo.

SANGUE TRADICIONALISTA
Prima de Paixão Côrtes, símbolo do gauchismo, que morreu em 2018 aos 91 anos, Dinara Xavier da Paixão desfilou em um carro em destaque. Após percorrer a avenida ela se disse muito emocionada por poder sentir o legado de Paixão para a cultura gaúcha: 

- Estou no movimento tradicionalista desde meus três anos de idade, é incrível, passa na cabeça desde o tempo em que fui 1ª Prenda Mirim lá em 1968, tenho isso no meu sangue - comentou. 

No palanque principal uma comissão de jurados avaliou o desfile dos DTG vai decidir o grande vencedor que receberá o troféu Sepé Tiarajú, no dia 24 de setembro, às 18 horas em sessão solene na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Veja, abaixo, as fotos: 




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

33 entidades tradicionalistas desfilem no Dia do Gaúcho Anterior

33 entidades tradicionalistas desfilem no Dia do Gaúcho

Entidades tradicionalistas fazem últimos ajustes para o Desfile Farroupilha Próximo

Entidades tradicionalistas fazem últimos ajustes para o Desfile Farroupilha

Geral