incêndio criminoso

FOTOS+VÍDEO: como ficou o vagão histórico destruído por incêndio em Santa Maria

Thays Ceretta

Fotos: Gabriel Haesbaert
Local está isolado e perícia deve analisar detalhes do que provocou o incêndio 

Seja morador da Vila Belga ou não. Ex-ferroviário ou trabalhador de qualquer outra empresa. O sentimento de quem vive em Santa Maria e tem um carinho pela história da Cidade Cultura é o mesmo: de tristeza. Muitas pessoas que passavam ou que ficaram sabendo do incêndio Gare da Estação Férrea presenciaram o fogo que destruiu um vagão histórico no último domingo.

Nesta segunda-feira, foi possível ver o atual cenário que mostra o estrago que o fogo deixou. O ferroviário aposentado José Carlos Rodrigues de Oliveira, 66 anos e a esposa Liane Maria Santos Oliveira, 68, não acreditaram quando viram o que sobrou do vagão. Assista o vídeo:

REPERCUSSÃO

De propriedade da prefeitura, há sete anos a estrutura foi reformada e a ideia era transformar em um espaço de visitação, mas com o tempo e sem manutenção, o abandono pegou carona com os trens e se tornou alvo de vandalismo. Portas e janelas haviam sido quebradas e o lixo fazia parte da "decoração" interna, já que os objetos foram roubados.

Myrna Floresta, presidente da associação de moradores Ferroviários da Vila Belga, presenciou tudo e disse que o sentimento é de tristeza.

Amanhã é o último dia para recarregar créditos de ônibus a R$ 3,90

 Além dos moradores da região o coletivo Memória Ativa - criado para defender o patrimônio histórico de Santa Maria - emitiu uma nota lamentando o acontecido: 

O Coletivo Memória Ativa, atento à sua vocação de zelar pelo Patrimônio Cultural de nossa cidade, vem a público manifestar a sua indignação com o descuido para com um monumento histórico da cidade, consumido pelas chamas, neste domingo. Pela segunda vez, o espaço da Gare da Estação Ferroviária é atingido por um sinistro do qual se poderia estar prevenido, em condições normais de cuidado e proteção.

Lamentamos a destruição de um vagão restaurado para representar aos santa-marienses e visitantes a importância que teve a ferrovia e a ação dos ferroviários para com o desenvolvimento de Santa Maria, na primeira metade do século passado.

Insistimos na urgência da adoção de uma Política para Preservação do Patrimônio Cultural do Município, com legislação e ações consequentes no sentido de que não se abra margem para que sejam destruídos os elementos materiais e imateriais que contribuem para a nossa identidade e autoestima cidadã. Só assim não estaremos, permanentemente, diante do risco de vermos a história da cidade ser consumida pelas chamas, ou pela exploração econômica.

O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota a prefeitura informou que:

"A Prefeitura de Santa Maria esclarece que, ainda na noite de domingo (15), a Guarda Municipal de Santa Maria registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) sobre o incêndio em um vagão histórico localizado na Gare da Viação Férrea. Há câmeras de videomonitoramento no local, e as imagens estão sendo analisadas para serem entregues à Polícia Civil. Preliminarmente, constatou-se a presença de dois indivíduos evadindo do local próximo ao horário do fato. Destaca-se que todos os materiais e toda a ação serão investigados pela Polícia Civil.

ANTES E DEPOIS
Arraste a linha no meio da foto para os lados e veja um comparativo, com uma foto de julho do ano passado e uma feita nesta segunda-feira do vagão. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

47 vagas de emprego para terça-feira em Santa Maria Anterior

47 vagas de emprego para terça-feira em Santa Maria

VÍDEO: mesmo com aluguel da Havan, Lar das Vovozinhas precisa de doações Próximo

VÍDEO: mesmo com aluguel da Havan, Lar das Vovozinhas precisa de doações

Geral