alagamento

FOTOS: posto de saúde fica alagado e às escuras por causa da chuvarada em Santa Maria

Thays Ceretta

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
A maioria das salas da ESF estava alagada

Devido à forte chuva que atingiu a cidade no sábado à noite e também durante esta segunda-feira, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) São José, que fica no bairro de mesmo nome, ficou alagada e sem energia elétrica. Conforme a prefeitura, as calhas entupidas motivaram o alagamento do local. A equipe do Diário esteve no posto e dois funcionários que preferiram não se identificar contaram que no domingo equipes da Guarda Municipal desligaram a energia elétrica. Hoje, ao chegar, verificaram as salas e a maioria estava alagada. As vacinas foram recolhidas e levadas às Vigilância em Saúde. Mesmo sem luz, as equipes permaneceram na Unidade, orientando e acolhendo a população.  

A dona de casa Clarice Pivetta, 63 anos, conseguiu retirar um pedido para a filha dela, mas ficou preocupada com a situação.

- Quando vi me assustei, o hall de entrada estava alagado, a equipe trabalhando sem luz, o posto ficou sem telefone. Eu consegui ser atendida, mas teve gente que não - diz Clarice.

A maioria dos serviços foram comprometidos, já que os consultórios estavam interditados. Os atendimentos foram remarcados e as atividades da Unidade devem ser retomados nesta terça-feira. Os funcionários contaram também que o cenário se repetiu com a chuva da semana passada, mas ontem a situação ficou pior. Um computador já tinha sido atingido e agora ainda não contabilizaram o prejuízo.

Não foi possível acessar o sistema para abrir o prontuário dos pacientes. A água escorria pela fiação. Equipes da Secretaria de Saúde já desentupiram as calhas e a previsão é que hoje seja expandido o diâmetro da calha, para que haja maior vazão da água. O problema já é recorrente.

Começa coleta de amostras de água das barragens de Santa Maria

Além disso, moradores da localidade do Passo da Ferreira, no Distrito de Boca do Monte, ficaram ilhados. O nível de água do arroio Taquara subiu e as famílias não puderam sair de casa.  

- Isso acontece sempre que chove muito. Há muito tempo estamos com a esperança do desassoreamento do arroio. A rua sumiu, sem contar que a estrada está esburacada, isso nos preocupa e muito - conta o gerente administrativo e morador do local Fabrício Siqueira.

Acumulado de segunda-feira até às 14h

  • São Gabriel: cerca de 32 mm
  • Santiago: cerca de 11 mm
  • Cruz Alta: cerca de 20 mm
  • Tupanciretã: cerca 16 mm
  • Santa Maria: cerca de 30 mm

*Dados do Inmet 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Idoso é atropelado no Centro de Santa Maria Anterior

Idoso é atropelado no Centro de Santa Maria

90 vagas de empregos e estágios para terça-feira em Santa Maria Próximo

90 vagas de empregos e estágios para terça-feira em Santa Maria

Geral