segurança

Focos de incêndio em vegetação quase dobraram em um ano. Veja como evitar

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Guilherme Rocha (Arquivo pessoal)
Incêndio no Parque Natural Municipal dos Morros

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria atendeu, em 2019, mais de 2,7 mil ocorrências. Dessas, 820 são de incêndios, sendo que quase metade deles, exatamente 48,9%, foram chamas em vegetação, incêndio de contêineres de lixo ou fogo em casas abandonadas.

Contêineres de lixo são alvo de vandalismo em Santa Maria

De acordo com os bombeiros, no ano passado, 297 ocorrências de incêndio em vegetação foram atendidas em Santa Maria, 127 a mais que em 2018. Os números em relação a fogo em casas abandonadas subiu de 11 ocorrências em 2018, para 28 em 2019. Já os incêndios em contêineres de lixo tiveram um aumento de 56 para 77. Ou seja, quase metade dos incêndios atendidos poderiam ter sido evitados. 


Segundo o major Elisandro Machado, do Corpo de Bombeiros, não há um dado específico que demonstre as causas dos incêndios em vegetação na cidade, mas um dos fatores é a condição climáticas da região, já que a baixa umidade pode ajudar na propagação de chamas:

VÍDEO: banhistas do Passo do Verde falam dos riscos e cuidados na água

- O acúmulo de lixo faz com que esse problema se agrave mais. Infelizmente, as pessoas acabam descartando, indevidamente, materiais inflamáveis, o que combinado com mato seco se transforme em incêndios - explica o major.

AJUDE
Elisandro explica a importância de não depositar nenhum tipo de material combustível em terrenos e matagais. Ele ainda faz um alerta sobre o que cada cidadão pode fazer na prevenção desses incêndios:

  • Manter um espaço entre a residência e área de vegetação para evitar que, em caso de incêndio, as chamas cheguem até o imóvel
  • Evitar jogar qualquer material que inicie uma combustão no mato seco - como tocos de cigarro, por exemplo
  • Não jogar lixo em lugares impróprios

Segundo o major, a emergência dos bombeiros recebe muitos trotes, o que dificulta o trabalho. Ele explica que é muito importante que as pessoas sejam bem descritivas com o que realmente está acontecendo: 

- É interessante que as pessoas entendam a importância do trabalho técnico de combate, muitas vezes elas nos passam informações incorretas e quando a equipe chega até o local o cenário é diferente do que foi descrito - conta o major.

EM CASAS ABANDONADAS 
Outro problema que chama atenção em Santa Maria são os casos de incêndio em casas abandonadas. Em 2019, das 175 ocorrências de incêndio em residências, 16% foram em imóveis abandonados. 

De acordo com o major Elisandro, quando os bombeiros são acionados para este tipo de ocorrência, eles tentam chegar o mais rápido possível para evitar que o fogo se alastre para outras residências:  

- Nós acreditamos que, empiricamente, esses incêndios podem ser criminosos, já que as casas estão abandonadas e o risco de um curto-circuito, por exemplo, é quase inexistente.  

INCÊNDIO EM CONTÊINERES
Os contêineres de lixo também são alvos de incêndio em Santa Maria. Segundo o Corpo de Bombeiros, as madrugadas de sexta e sábado são os dias em que eles mais atendem ocorrências do tipo.

Dados dos bombeiros mostram que em 2019, 77 contêineres foram incendiados. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a prática de atear fogo nos contêineres é considerada crime ambiental e dano ao patrimônio público. 

O major explica que quando a guarnição é acionada para atender esse tipo de vandalismo no centro da cidade, é quase 100% a chance de que quem praticou o ato vai incendiar mais contêineres no mesmo dia. Segundo ele, quando isso acontece, os bombeiros acionam o setor de segurança pública para efetuar o combate a esse crime.

O Corpo de Bombeiros alerta para que a população entre em contato pelo 193 diante de situações de incêndio. Eles explicam que é extremamente perigoso colocar a vida em risco, sem os equipamentos adequados, para tentar apagar as chamas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Adolescente morto em acidente de trabalho completaria o Ensino Médio neste ano Anterior

Adolescente morto em acidente de trabalho completaria o Ensino Médio neste ano

Dois homens são atropelados neste sábado em Santa Maria Próximo

Dois homens são atropelados neste sábado em Santa Maria

Geral