Abastecimento

Final de semana foi de muito calor e pouca água na torneira em Santa Maria

Num calor beirando os 40ºC, Santa Maria e pelo menos outras três cidades da região de coberura do Diário tiveram problemas de abastecimento de água durante o final de semana, por problemas nas tubulações e serviços de manutenção. Falta de luz também foi registrada na região. Em Santa Maria, para parte dos moradores da Vila Negrini, no bairro Caturrita, há quatro dias, a água só chega de madrugada, e a pressão é fraca.

Na casa dos aposentados Maria Geci da Silva Rodrigues, 62 anos, e Germano Possani, 68, desde a última quinta-feira, água só de madrugada. Para dormir de banho tomado, Possani conta que é preciso esperar a água chegar depois da meia-noite. Para garantir a louça e as roupas limpas, dona Maria Geci tem de levantar antes das 5h. A água para o sanitário e para dar de beber aos animais é recolhida na piscina da neta. Até uma betoneira serve de reservatório.
_ O problema acontece desde que a Corsan colocou um redutor de pressão. Não tem água de dia e quando vem, de noite, não tem pressão para encher a caixa _ diz Possani.

Preocupados em não ter água para cuidar da filha de 3 anos, a filha de Maria e o marido deixaram a casa:
_ Eles foram para fora porque não aguentaram essa situação _ lamenta.

Na tarde deste domingo, quando a temperatura chegou a 37,3º às 16h, conforme o setor de meteorologia da Base Aérea de Santa Maria, nenhuma gota saía das torneiras.

A vizinha do casal, Carmem Lucia dos Santos, 52, também vê a louça se acumular dentro da pia. Ela diz que mesmo quando chega, o fluxo de água é fraco:
_ Se abre uma torneira, não pode abrir outra.

Diante do calor excessivo dos últimos dias e da previsão de mais calorão pela frente, a expectativa dos moradores em ter água em casa para o Réveillon não é nada boa:
_ Esperamos que chova para poder tomar banho de chuva _ disse o aposentado Luiz Vicente Possani, 60, morador da mesma vila.
_ E, se continuar assim, vamos ter de deixar nossas casas _ completou dona Maria.

Segundo os moradores, equipes da Corsan já estiveram no local, verificaram a pressão e a tubulação, mas o problema não foi resolvido.
_ Oferecemos um caminhão-pipa para abastecer os moradores e vamos trabalhar até resolver o problema _ disse, no domingo, o superintendente regional da Corsan, Júlio César do Espírito Santo Rocha.

Segundo ele, já foi feita uma desobstrução dos canos e outra medida que deve ser adotada é a retirada do redutor de pressão da tubulação. O aparelho foi colocado porque a pressão causava rompimento dos canos. Também deve ser feita uma interligação do sistema com outro distribuidor que fica perto do local.

No sábado, moradores do bairro Nova Santa Marta reclamaram de um cano estourado que interrompeu o abastecimento. Já no bairro Itararé, quem reside na Travessa Monumento afirma que as faltas d'água são constantes desde novembro.

O superintendente disse que vários problemas foram causados pela falta de energia nos equipamentos da Corsan. Ele ainda informou que foram feitos consertos na Nova Santa Marta e no bairro Itararé.

Na região, também houve falta de luz

Em 12 municípios da região de cobertura do Diário, desde sexta-feira foram registradas quedas de energia elétrica ou no abastecimento de água, por diferentes motivos. Na sexta-feira, moradores de Santiago, São Vicente do Sul, São Francisco de Assis, Unistalda e Santana da Boa Vista conviveram com a falta de luz. Em alguns locais, houve apagões que duravam poucos minutos ou até uma hora. Em Santiago, também faltou água na tarde de sábado.

Houve falta de energia elétrica durante o sábado em Lavras do Sul, Dilermando de Aguiar, Mata e Nova Esperança do Sul. De acordo com a assessoria de imprensa da AES Sul, as interrupções no fornecimento de energia elétrica na Região Central e na Fronteira, registradas no sábado e no domingo, devem-se ao forte vento que atingiu essas cidades no sábado. Os danos causados

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Caminhada pediu justiça e paz na Nova Santa Marta, em Santa Maria

Próximo

Jovem morre após choque elétrico em Caçapava do Sul

Geral