A partir desta segunda-feira

Fies passa a exigir média mínima no Enem

"

Os estudantes que tiveram média inferior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou que tenham zerado a redação não poderão participar do Fundo de Financiamento Estudantil a partir desta segunda-feira. Quem fez a inscrição até domingo não precisou cumprir as novas exigências. As informações são da Rádio Gaúcha.

O prazo para solicitar novos financiamentos e renovar contratos vai até o dia 30 de abril. A adesão deve ser feita por meio do site sisfiesportal.mec.gov.br.

O Ministério da Educação anunciou as mudanças no Fies em dezembro do ano passado. A regra de exigir a média mínima no Enem provocou descontentamento de estudantes e representantes de instituições privadas de ensino. As universidades estimam que a mudança reduzirá em pelo menos 20% o número de contratos do Fies.

O MEC descarta a possibilidade de abrir mão da exigência. Segundo a pasta, a mudança foi feita para garantir a qualidade do ensino superior no País.

Além da nota mínima, o MEC mudou outras regras do programa, como a proibição de reajustes das mensalidades acima de 6,4% pelas instituições de ensino.

O Fies financia de 50% a 100% das mensalidades em cursos superiores, a juros baixos

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Por que ovos e chocolate são símbolos da Páscoa?

Próximo

Alemão que viaja pela América Latina em um tuk-tuk está em Santa Maria

Geral