Foto: Dandara Flores Aranguiz (Diário)
Para marcar o centenário do Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM), a manhã de ontem foi marcada pelas festividades alusivas à data. Autoridades civis e militares estiveram presentes na solenidade de comemoração dos 100 anos de criação da instituição, que contou com o descerramento de uma placa logo no início da cerimônia.
Em homenagem ao centenário do hospital, foi feito o lançamento de um selo personalizado e de um carimbo comemorativo aos 100 anos do HGeSM.
- O carimbo é o serviço mais nobre dos Correios. Ele marca os selos não só da organização militar, mas da cidade inteira. Essa marca do hospital vai identificar todos os selos carimbados pelas agências de Santa Maria, independentemente de quem mande, durante 30 dias. Depois, esse carimbo vai ser enviado ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, para entrar na história - explicou Antonio Rochedo Martinelli, assistente comercial dos Correios.
A obliteração dos selos (gesto de carimbar os selos) foi realizada pelo general Riyuzo Ikeda, comandante da 3ª Região Militar; pelo general Mauro Sinott Lopes, comandante da 3ª Divisão do Exército; pelo general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada; e pelo coronel médico Ricieri Leandro Bazzan, diretor do HGeSM.
Hospital Geral completa 100 anos em Santa Maria
- Hoje é um dia festivo. Como muitas organizações de saúde do nosso Exército, temos nossa origem em uma enfermaria militar, fato que nos dá muito orgulho. Desde sua criação, nosso hospital passou por várias denominações e por ampliações de instalações, que traduzem o contínuo aumento de sua capacidade de atendimento - disse o diretor do HGeSM durante a solenidade militar.
O comandante da 3ª Região Militar, general Riyuzo Ikeda, destacou o papel do Exército na gestão da saúde dos militares e de seus familiares:
- É difícil administrar o sistema de saúde do nosso país. A vida não tem preço, mas o custo com a saúde não é barato. A cada dia que passa, temos novos medicamentos, procedimentos e tecnologias que agregam. Não é fácil, ainda mais porque temos um efetivo grande, e essa equipe está de parabéns pela missão que cumpre.