Foto: Gabriela Perufo (Diário Arquivo)
Os órgãos de segurança de Santa Maria e a prefeitura já estão com tudo pronto para recepcionar os bixos que ingressam no primeiro semestre nas instituições de Ensino Superior da cidade. Essa é a terceira edição da operação Calourada Segura, na Praça Saturnino de Brito.
O trabalho integrado entre secretarias do Executivo, Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Federal ocorrerá entre os dias 5 e 9 de março. Além das modificações no trânsito - as ruas que dão acesso à praça serão bloqueadas das 18h30min até a 1h - serão feitas uma série de ações para garantir a segurança dos universitários e da população.
BLOQUEIO DE RUAS
Durante a operação, a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana e Guarda Municipal vai trancar o trânsito nas seguintes vias:
- Rua Dr. Bozano - No trecho da Rua Serafim Valandro até a Rua Conde de Porto Alegre
- Rua Duque de Caxias - No trecho da Rua Venâncio Aires até a Rua Coronel Niederauer
- Rua Coronel Ernesto Marques da Rocha - No trecho entre a Rua Dr. Bozano com a Rua Coronel Niederauer
- Rua Coronel Niederauer - Caso o movimento esteja intenso, os agentes e a Guarda Municipal poderão fechar o trânsito no trecho entre as ruas Duque de Caxias e Serafim Valandro. Assim, o trânsito será orientado para a Rua Duque de Caxias
BANHEIROS E LIXEIRAS
A prefeitura disponibilizará 10 contêineres de lixo no local, sete banheiros químicos e uma ambulância com enfermeiro. Também será feita a poda das árvores da praça, e funcionários da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos farão a limpeza e o recolhimento de lixo (uma equipe da Sulclean também fará a limpeza geral após o término da festa, para que a praça e adjacências estejam limpas pelas manhãs).
A partir das 22h, os bares do entorno da praça não poderão mais vender nenhum tipo de bebidas. Para que seja respeitado o horário de silêncio, a partir das 23h não será permitido som alto no local. De acordo com a prefeitura, também não será permitido o comércio por vendedores ambulantes.
FOOD TRUCKS
Neste ano, a estrutura contará com uma praça de alimentação, que será montada em frente à agência da Caixa Federal, na Rua Doutor Bozano, e contará com alguns food trucks.
- Enquanto prefeitura, temos de assumir a responsabilidade de garantir a mínima estrutura para receber os calouros. A festa é uma característica da cidade. Além de uma série de ações planejadas para garantir a segurança, a estrutura também foi pensada para oferecer conforto aos estudantes. Uma das reclamações de outras edições era a respeito da sujeira. Neste ano, ampliamos o número de lixeiras e de banheiros químicos - explica Guilherme Cortez, chefe da Casa Civil do município.
Segundo ele, uma primeira verificação das luminárias públicas já foi realizada, na última segunda-feira, e, durante a semana, a iluminação na praça será reforçada, bem como a instalação de 16 câmeras de monitoramento no local.
- A calourada é um grande case de integração entre poder público municipal e órgãos de segurança. Nosso objetivo não é, de maneira alguma, interferir na rotina dos calouros, mas, sim, garantir tranquilidade aos estudantes, aos moradores da região e aos lojistas - afirmou Cortez.
POLICIAMENTO
Por questões de segurança, nem prefeitura nem BM, Polícia Civil e Polícia Federal revelam o número de agentes que serão disponibilizados para a operação nesses dias. A Guarda Municipal atuará de forma ostensiva e por meio do monitoramento de câmeras de segurança que serão instaladas na praça.
O comandante regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-Central), coronel Ricardo Hoffmann, ressaltou que o 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) vai atuar com reforço de efetivo do Batalhão de Operações Especiais (BOE). Não há informação de quantos policiais participarão do evento. Segundo ele, já foi definido o perímetro que vai fazer parte do esquema de segurança. Uma unidade móvel com a Plataforma de Observação Elevada (POE) também será usada na operação conjunta, a exemplo das edições anteriores da Calourada Segura.
- A ideia é garantir a segurança dos jovens e de todas as pessoas que estiverem ali com o objetivo de comemorar. Nosso trabalho visa, principalmente, evitar assaltos por batedores de carteira e fiscalizar motoristas que estiverem dirigindo embriagados, para evitar qualquer ocorrência - explica o coronel.
Além disso, a Polícia Civil também estará presente com a Delegacia Móvel. Outras forças de segurança vão participar de forma efetiva, como a Polícia Federal.