melhor hora

Ferramenta indica horários com menor movimento para fazer compras no Estado

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução
Além do horário de pico, ferramenta também sugere horários para as compras

O governador Eduardo Leite anunciou, durante live nesta quinta-feira, o lançamento de uma ferramenta que poderá ajudar a diminuir aglomerações no comércio gaúcho. É a Melhor Hora Nota Gaúcha, desenvolvida pela Receita Estadual e Procergs. 

Governo não levará em conta o número de pacientes de fora da região no cálculo das bandeiras

A ferramenta, que pode ser acessada aqui, indica quais são os horários de pico e os com menor nível de lotação em estabelecimentos de todo o Estado, como mercados, farmácias e padarias, nos últimos sete dias. A estimativa é baseada na emissão das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) pelos próprios estabelecimentos. O cálculo é feito a partir da média das notas emitidas no respectivo dia nas últimas quatro semanas anteriores à consulta.

- Quando se tem menos emissão de notas, é consequentemente quando se tem menos pessoas circulando naquele ambiente. Isso é para evitar aquelas aglomerações e ajudar, orientando as pessoas com o melhor momento de fazer as compras - completou Leite. 

O governo também disponibiliza o aplicativo Menor Preço (pode ser baixado gratuitamente nos celulares nas lojas PlayStore ou AppStore), que indica o menor preço de um determinado produto nos estabelecimentos gaúchos. Durante a pandemia, também foi inclusa a consulta de itens como máscaras, álcool em gel e testes rápidos. 

Consulta pública sugere retorno presencial das aulas pelo Ensino Superior ou Médio

COMO USAR A MELHOR HORA
Ao entrar no site, o usuário precisa informar qual o tipo de comércio busca, em qual cidade e em qual bairro (é possível selecionar um específico ou todos do município). Com isso, a ferramenta apresentará uma lista com o nome do estabelecimento e o endereço. Ao selecionar um deles, uma outra aba mostrará as informações específicas daquele empreendimento.

É possível escolher um dia da semana e, a partir disso, a ferramenta apresentará o horário da consulta, o horário de pico naquele dia e duas sugestões de horário para fazer as compras. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Comunidades quilombola e indígenas caingangues recebem alimentos

Governo não levará em conta o número de pacientes de fora da região no cálculo das bandeiras Próximo

Governo não levará em conta o número de pacientes de fora da região no cálculo das bandeiras

Geral