Tempo

Famílias desabrigadas na região central do Estado começam a voltar para casa

"

A terça-feira de sol deu uma trégua para moradores voltarem a suas residências (ou o que sobrou delas) e para os municípios iniciarem o levantamento dos prejuízos. Apesar de a situação ter sido amenizada, na maioria das cidades da região moradores permanecem em estado de alerta devido à nova previsão de chuva, vendavais e granizo para esta quarta e quinta-feira.

Meteorologia alerta para nova chuvarada no RS nesta semana

Em Rosário do Sul, cerca de 90 famílias ainda estavam desalojadas ontem devido à cheia do Rio Santa Maria, que estava mais de três metros acima do normal. A cidade está recebendo donativos, principalmente alimentos, água e fraldas descartáveis.

Na vizinha São Gabriel, todos os 119 desalojados voltaram ontem para casa depois que as águas baixaram. Até ontem à tarde, no entanto, o Rio Vacacaí seguia quase cinco metros acima do normal. 

Saiba como ajudar as famílias que foram atingidas pela chuva na região

Além de estragos na área urbana, a Defesa Civil relata que há prejuízos na zona rural, em lavouras, criação de gado e produção de leite. Na cidade, estão sendo recebidos donativos para as vítimas das chuvas, como alimentos e material de limpeza.

No município de São Sepé, apenas uma das famílias foi mantida no Ginásio de Esportes, como medida de prevenção diante da nova previsão de chuvas. No domingo, o número de desalojados chegou a 100, além de pessoas que estavam ilhadas em comunidades do interior.

Em Jaguari, todos as 45 famílias atingidas puderam voltar para casa ontem, depois que o nível do Rio Jaguari baixou. A Defesa Civil, no entanto, segue em alerta e dispara um alarme quando a água chega ao nível de oito metros. Na cidade de Mata, não há mais desalojados, mas a prefeitura calcula milhões em estragos nas lavouras de fumo (cerca de 20% das plantações foram destruidas), além de prejuízos com estradas e pontes.

Saiba quais os cuidados a serem tomados no trânsito em dias de chuva

Para ajudar

Rosário do Sul  Os donativos podem ser entregues no Corpo de Bombeiros, na Secretaria de Assistência Social (Rua Amaro Souto) e no ginásio de esportes da Escola Olivério Tadeu. No momento, são necessários alimentos, água e fraldas descartáveis. Informações no fone (55) 9983.9345

São Gabriel  Para doar, os interessados podem entrar em contato com a Defesa Civil: (55) 9606-2454 e 9954.2573. As famílias estão precisando de alimentos e materiais de limpeza

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pontes do Exército dependem do poder público para serem disponibilizadas

Próximo

Sem plano de prevenção contra a chuva, prefeitura de Santa Maria compra lonas e faz limpeza de entulhos

Geral