Exclusivo: nova defesa de prefeito afastado de Itaara afirma estar ‘confiante no retorno do padre’

Autor: Denzel Valiente,Jaqueline Silveira

Exclusivo: nova defesa de prefeito afastado de Itaara afirma estar ‘confiante no retorno do padre’
Silvio Weber (PSB) em frente à prefeitura municipal de Itaara quando a “Operação Santidade” foi deflagrada, em novembro de 2022. Foto: Eduardo Ramos (Diário)

O prefeito afastado de Itaara, padre Silvio Weber, segue sendo investigado na Operação Santidade por supostas irregularidades que teria cometido à frente do Executivo itaarense. Há cerca de um mês, em entrevista ao Diário, o promotor Antonio Képes, responsável pela condução da operação, garantiu que já existem provas suficientes para denunciar Weber por suposto crimes em contratos de licitação, desvio de dinheiro público e até possível corrupção. Agora, o novo advogado de defesa de Weber nega as acusações e afirma que o padre está “convicto da inocência”. Bruno Paim é o terceiro advogado a defender Padre Weber, após sucessivas trocas. Veja abaixo o que diz o novo advogado sobre o caso:

Afastamento

Nós estamos, neste momento, aguardando o julgamento de um agravo (recurso) na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Foi interposto uma medida cautelar que afastou o prefeito no final do ano passado. Estamos aguardando o julgamento e o que se busca nesse recurso é o retorno do prefeito ao cargo. Durante o afastamento, o prefeito seguiu à risca as determinações do Judiciário, bem como sempre atendeu as intimações do Ministério Público. O recurso foi interposto no mês de janeiro, ele está aguardando agora um agendamento de pauta para julgamento. Nós, a defesa, estamos bem confiantes com o retorno do padre Silvio (ao cargo).

Investigação

Conforme os documentos do Ministério Público, que nós temos acesso, a investigação não apontou o dolo (intenção) no agir do prefeito Silvio. Não foi explicitado de que modo ele teria concorrido para as próprias práticas criminosas. A simples condição de prefeito não autorizaria presumir que ele teria conhecimento de tudo que acontecia dentro da prefeitura.

Denúncia

Ele já foi ouvido. Entendemos que já deve estar sendo concluído o processo investigatório. Acreditamos que não tem mais o que ser investigado. Já se passaram 90 dias desde o afastamento dele, então é aguardar uma eventual denúncia e defender-se nos autos do processo judicial. Nós preferimos aguardar de fato que venha a denúncia para que o prefeito possa se manifestar nos autos do processo.

Episódio do roubo

Eu repito veementemente que o prefeito está convicto da inocência. Ele disse que não tem envolvimento nenhum com essa situação. Sabemos que o prefeito Silvio é padre licenciado. Então, uma pessoa totalmente do bem que nunca teria envolvimento com uma situação dessas.

Rotina

Ele continua fazendo um programa no emissora de rádio de manhã, permanece boa parte do tempo em casa ou na casa de familiares, tentando ocupar a cabeça. Ele recebe diariamente mensagens e ligações de toda a população de Itaara, pedindo para que ele volte, tentando dar um um auxílio para ele nesse momento. Então, essa é a rotina dele por enquanto. Ele tá muito apreensivo, muito nervoso.

Relembre o caso

A investigação se tornou pública ainda em novembro de 2022, quando, por meio de uma liminar do Tribunal de Justiça, o prefeito Silvio Weber (PSB) foi afastado, junto com a secretária da Educação, Luciane Andadre, o diretor de Serviços, Vitor Flores Niederuer. Ao mesmo tempo, o Ministério Público do Rio Grande do Sul cumpriu mandados de busca e apreensão na prefeitura, na Câmara de vereadores.

Na época, quando os mandados de suspensão foram expedidos, a investigação prévia tinha revelado um esquema criminoso supostamente capitaneado pelo prefeito de irregularidades e superfaturamento em serviços prestados por terceirizadas. Em um deles, o prejuízo aproximado alcançou o montante de R$ 471.106,63. Há suspeitas, ainda, do pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos, com consequente desvio de rendas públicas. Ainda pesa contra o prefeito, como autor intelectual, e mais dois investigados, a imputação de crime de roubo na residência do presidente do Legislativo de 2022, Mano Zimmermann (PSB).

Leia mais

Promotor afirma que há vasta quantidade de provas contra o prefeito afastado de Itaara, Silvio Weber

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casa de acolhimento para mulheres em situação de violência é inaugurada em Santa Maria Anterior

Casa de acolhimento para mulheres em situação de violência é inaugurada em Santa Maria

Jovem morre pouco após abordagem policial e mais 5 notícias para você ficar sabendo Próximo

Jovem morre pouco após abordagem policial e mais 5 notícias para você ficar sabendo

Geral