Justiça

Ex-vereador da Câmara de Santa Maria é absolvido pelo TRE

Marcelo Martins

"

Na tarde desta terça-feira, o ex-vereador Claudio Rosa (PMDB) foi absolvido pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Porto Alegre. Com quatro votos favoráveis e apenas um contrário, o peemedebista foi inocentado das acusações da Justiça Eleitoral - feitas durante as eleições de 2012 - de que teria oferecido vacinas contra a gripe em troca de votos para um grupo de moradores do bairro Passo das Tropas, em Santa Maria, na época anterior ao pleito municipal de 2012. Rosa também foi absolvido da acusação de que teria realizado melhorias em ruas do mesmo bairro.

Com isso, em referência a esse caso especificamente, Rosa deixa de estar na condição de inelegível e não corre o risco de perder o mandato. Ele teve também a multa de R$ 53 mil reduzida para R$ 12 mil.

Contudo, Rosa ainda não poderá retomar sua cadeira no Legislativo santa-mariense. Isso porque há outro caso em que Rosa é alvo de uma denúncia da Justiça Eleitoral: a de que ele teria prometido ajudar invasores de moradias do Loteamento Cipriano Rocha a permanecer nas residências, também em troca de apoio nas eleições.

Ao Diário, o ex-parlamentar, que é ferroviário, diz estar contente pelo "restabelecimento da verdade e, principalmente, por se fazer justiça":

_ Sempre me pautei na verdade e sempre fui íntegro no fazer política. Acredito na Justiça. Passei por uma situação complicada e difícil. Fui vítima de perseguição política, e um grupo tinha a nítida intenção de cassar o meu mandato. Aos poucos, a verdade está sendo mostrada e esclarecida à sociedade.

Defesa de Rosa espera análise de recurso no TSE em Brasília

Sobre o caso em que Rosa teria prometido ajudar invasores de moradias do Loteamento Cipriano Rocha a permanecer nas residências, também em troca de apoio nas eleições, a defesa do peemedebista aguarda análise de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Se, porventura, Rosa for inocentado desse caso, ele poderá voltar à Câmara. Com isso, o empresário Cezar Gehm (PMDB), suplente da vaga, deve deixar a cadeira e dar lugar a Rosa.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM oferece atendimento psicológico para crianças, adolescentes e adultos

Próximo

Madeiras em obra do novo prédio do Legislativo de Santa Maria serão retiradas

Geral