Ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann, será o novo Diretor Geral da Secretaria da Educação do Estado

Vitória Parise

Ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann, será o novo Diretor Geral da Secretaria da Educação do Estado
Foto: UFSM (Divulgação)

O ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Paulo Afonso Burmann será o novo Diretor Geral da Secretaria de Educação do Estado. A confirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (1º), ao vivo no programa Bom Dia, Cidade, da CDN 93,5 FM. Ele define a função como uma oportunidade de transformar a vida das pessoas, gerar expectativa de trabalho, renda e vida digna através da educação, e assim, tornar a sociedade mais igualitária.

Segundo ele, o fato da educação ser uma prioridade na atual gestão do governo do Estado é uma oportunidade para focar em diversas melhorias nesse setor que, agora, recebe o necessário. Burmann esteve presente na posse dos deputados estaduais, que nesta terça (31) em Porto Alegre, onde conversou brevemente com a secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, para abordar algumas das atividades que serão desempenhadas nestes próximos quatro anos.

— A educação é o caminho. Mas nós temos que começar pela base né e avançaram em todos os níveis da educação. (…) Ele (Leite) definiu como prioridade a educação e nós vamos tentar dar a nossa contribuição. Seja para o processo educacional em si, seja para a questão que envolve a carreira dos professores, servidores, servidoras de escolas. Para que todos estejam integrados no processo de avanço na educação do estado do Rio Grande do Sul — explica.

Ainda sem data definida, a posse deve ocorrer assim que a documentação necessária para oficializar a nomeação for reunida.

Quem é Paulo Burmann?

Graduado em Odontologia pela UFSM, em 1979, Burmann é especialista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP), na área de Prótese Dentária, e doutor em Materiais Dentários, pela mesma instituição. Professor do curso de Odontologia da UFSM desde 1989, entre outras funções, Burmann foi coordenador do curso entre 1995 e 1997 e de 1999 a 2005; coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, entre 2008 e 2010; e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) entre 2010 e 2013. Ele também atuou como delegado do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO-RS), de 2006 a 2007.

Como docente e pesquisador, Burmann ministrou mais de 60 cursos na área da Odontologia; publicou mais de 120 trabalhos acadêmicos no Brasil e no exterior; integra o corpo editorial e atua como revisor de diversos periódicos científicos; orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de ter participado de mais de 40 bancas de pós-graduação stricto sensu. Tem experiência profissional em Clínica Odontológica, com atuação, principalmente em Odontologia Restauradora, nas áreas de resina composta, moldagem, sistemas adesivos, pinos pré-fabricados e prótese dental.

Foi reitor da UFSM em duas gestões: de 2013 a 2017 e de 2017 a 2021. Em 2022, lançou sua candidatura a deputado federal pelo PDT e ficou na suplência.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja os novos preços para fazer a CNH; aumento chega a quase 6% Anterior

Veja os novos preços para fazer a CNH; aumento chega a quase 6%

Missa encerra a programação de homenagens aos 10 anos da tragédia da boate Kiss Próximo

Missa encerra a programação de homenagens aos 10 anos da tragédia da boate Kiss

Geral