segurança internacional

Ex-integrante da ONU fala sobre desarmamento em palestra na UFSM

Foto: Lucas Amorelli (Diário)
Sérgio de Queiroz Duarte propõe ainda a realização de conferência internacional na UFSM

Segurança Internacional e desarmamento são os temas tratados pelo embaixador brasileiro Sérgio de Queiroz Duarte, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em palestra aberta ao público, nesta terça-feira, às 10h, na sala 218 do prédio da Reitoria. Duarte foi embaixador do Brasil na Nicarágua, Canadá, China, Áustria, Eslováquia, Eslovênia e Croácia e Alto Representante das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, entre 2007 e 2012. Atualmente, ele preside a organização não-governamental Conferências Pugwash sobre Ciência e Assuntos Internacionais. A entidade foi criada nos anos 50 por físicos nucleares que se opunham à existência das armas nucleares e recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1995. O diplomata vai discorrer, entre outros temas, sobre os riscos do uso de armas nucleares para a segurança internacional e, ainda, sobre os instrumentos de regulamentação das armas convencionais na comunidade internacional. 

Mais de 200 vagas de empregos e estágios para segunda-feira

Os recentes embates entre Estados Unidos e Coréia do Norte suscitaram a discussão sobre a ameaça do uso das armas nucleares. Sobre isso, Duarte lembra que, dos mais de 180 países que assinaram o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, nove países no mundo possuem armamento nuclear. Cinco deles são signatários do acordo. Segundo ele, a situação é estável, uma vez que a legislação internacional reconhece, com restrição, a posse. Além disso, os países que possuem armas desse tipo se comprometeram a destruí-las no futuro. O panorama do controle desse tipo de armamento e das armas químicas e bacteriológicas, outras duas categorias de armas de destruição em massa que são proibidas por convenções internacionais, também figurarão entre os tópicos da explanação em Santa Maria.

Semana deve ser de chuva forte em Santa Maria

A vinda do diplomata à cidade também visa explorar a possibilidade de a UFSM organizar e sediar uma conferência internacional sobre temas relacionados com a segurança nuclear e paz mundial ainda este ano. A Pugwash vê em Santa Maria um ambiente geograficamente estratégico para a participação dos países do sul da América Latina na discussão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Adutoras instaladas em duas regiões de Santa Maria já estão funcionando Anterior

Adutoras instaladas em duas regiões de Santa Maria já estão funcionando

Banco de Alimentos quer ajuda dos condomínios para ampliar arrecadações Próximo

Banco de Alimentos quer ajuda dos condomínios para ampliar arrecadações

Geral