comunicação

Estudo aponta aumento da confiança nos jornais locais

A pandemia do coronavírus forçou uma nova realidade nos hábitos e comportamentos da sociedade. Neste contexto de mudança, as mídias sofreram transformações nunca antes experimentadas, em um curto espaço de tempo. Com isso, a relevância e a responsabilidade dos veículos de comunicação aumentaram - sobretudo, dos locais. É o que aponta um estudo da Reuters Institute for the Study of Jornalism.

- Com o impacto direto sobre todos nós, a pandemia criou a necessidade de obtermos informações locais, sobre nossa cidade, nosso bairro, nossa rua - observa o presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS), Adair Weiss.

Ele relembra as dificuldades dos jornais impressos de se mostrarem relevantes e influentes antes da pandemia, quando muitos achavam que os impressos acabariam.

- Hoje, as pessoas podem até entrar pelas redes sociais, mas procuram nossos jornais e portais o tempo todo para checar. Elas querem confirmar, saber e entender o micro, o local, o serviço prestado em cada cidade ou comunidade. A sociedade retoma sua percepção sobre a importância destes veículos para a articulação e o crescimento locais - conclui.

A informação é corroborada pelo jornalista e consultor de meios de comunicação, Eduardo Tessler, que tem dedicado os últimos anos para compreender o fenômeno da transformação. Ele também percebe a retomada das mídias regionais e locais.

- A população precisa de fontes mais confiáveis e próximas. É muito mais lógico eu ser de Lajeado ou Santa Maria e confiar nos jornais da minha cidade do que acreditar em sites que surgiram, sabe-se lá de onde e que frequentam grupos nas redes sociais - salienta.

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Reconhecendo o nicho regional

Eduardo Tessler ressalta que o crescimento dos meios regionais é um movimento verificado em todas as partes. Mas alerta ser necessário esses veículos de comunicação perceberem qual o seu nicho de atuação para não perderem audiência. Por isso, não basta replicar conteúdos nacionais e estaduais sem trazer o reflexo local destas notícias.

- Ainda se vê o erro de jornais de uma cidade de 50 mil, 100 mil habitantes querendo falar de Brasília, ou do Flamengo. Não quer dizer que o governo federal não é importante, mas tem de entregar a informação mastigada, com o viés necessário para aquela localidade - pontua

Foco local

O Diário de Santa Maria aposta nos assuntos locais e regionais para atrair e informar o público, mas sem deixar de lado os assuntos de cunho estadual, nacional e mundial pertinentes à comunidade. Isso porque 54% do público que acessa seu conteúdo digital está concentrado na Região Central. Pouco mais de 15% dos leitores estão em Porto Alegre e os demais acessam as notícias de diferentes locais do mundo.

Além disso, o Diário investe na mídia multiplataforma para expandir sua audiência. Até pouco tempo, limitava-se aos assinantes da edição impressa e alguns internautas do site. Com a evolução dos formatos digitais, o site foi modernizado, assim como a utilização das redes sociais. Com isso, de janeiro a junho de 2021, foram 2,6 milhões de usuários alcançados e 11 milhões de interações, entre comentários, curtidas, cliques na matéria por meio das redes sociais. Somente no site, são mais 2,9 milhões de acessos por mês. Pessoas do mundo inteiro, mas, principalmente internautas locais, acessam a plataforma que tem a maior parte de seu conteúdo aberta.

Para impactar o público em diferentes plataformas, criou, em 2020, a TV Diário, com uma programação variada que inclui notícia, debates e entretenimento. A televisão inaugurou com o programa Direto da Redação, que passou a ser transmitido pelos canais 26 e 526 da NET/Claro e continuou nas redes sociais. De lá para cá, novos programas foram inseridos, como o Sala de Debate e o Bem-Viver. Em junho deste ano, a grade passou a contar com o telejornal Jornal do Diário, e a programação passou a ser transmitida 24 horas no YouTube.

- Enfrentamos o período desafiador com muita coragem e determinação, abrindo novos canais de comunicação com a nossa cidade e região. Os investimentos ininterruptos do Diário no seu jornalismo de credibilidade têm o respaldo da nossa comunidade, que sinaliza para a relevância cada vez maior de uma imprensa em que possa confiar os seus interesses - afirma a diretora de Jornalismo do Diário, Fabiana Sparremberger.

Ainda que o impresso entregue conteúdo exclusivo, e as mídias digitais tenham maior alcance, os investimentos não param. Com o objetivo de levar informação e entretenimento a um público ainda maior, o Diário está finalizando a instalação de uma emissora de rádio. Em breve, a CDN vai oferecer conteúdo exclusivo, informação e notícias 24 horas.

- Esta é uma realidade comum aos veículos associados da ADI/RS. A adição do digital ao impresso e demais plataformas criou robustez na mídia do interior gaúcho, atingindo distintos públicos - finaliza Adair Weiss.

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