Quem passa pelo trevo de acesso à São Pedro do Sul já deve ter observado a instalação de uma escultura. Trata-se da estátua do Apóstolo São Pedro “O pescador”, que agora passa a integrar o barco que existe no local há cerca de 30 anos.
A ideia surgiu em meados de 2021, quando o então presidente do Lions Clube, João Bayer realizava uma vistoria do barco, que leva os símbolos do Lions Clube e Rotary Club e recebe manutenção dessas entidades. Conforme João, ao tomar conhecimento desta construção realizada percebeu-se a necessidade de identificar o barco ali posto e o seu significado, já que muitas pessoas não o relacionavam com o Apóstolo São Pedro por não existir nenhuma referência a ele no local.
Foi formada uma comissão com representantes do Lions Clube e do Rotary Clube e iniciaram as tratativas sobre a escultura, através de reuniões, pesquisas sobre o tamanho da obra, valor, expressão da estátua, material a ser feito, qual escultor seria escolhido, entre outros detalhes.
O projeto foi então apresentado e aproveado pela prefeita Ziania Bolzan. O profissional escolhido como responsável pela obra foi o escultor Mauro Arami Flores Favero, que reside na cidade de Mata. O investimento por parte do município é de RS 18.000,00.
A escultura é composta de cimento, ferro, sílica, entre outros materiais que proporcionam a moldagem fisionômica, traços, vestimentas, como outros detalhes pertencentes a escultura (peixes, tarrafa), com característicasde um pescador. Possui cerca de 2m de altura e pesa em torno de 430kg.
A próxima etapa será a pintura do barco, que será realizada de forma voluntária pelo profissional são-pedrense Tadeu Stribe, que atualmente reside na cidade de Santa Maria. Na segunda-feira, 14 de novembro, a prefeita Ziania Bolzan acompanhou o trabalho realizado até o momento e destacou a beleza e riqueza de detalhes da escultura.
*Com informações da Prefeitura de São Pedro do Sul