Descoberta histórica feita por acaso em Santa Maria virou o destaque de uma exposição de arte missioneira que ocorre este mês em Porto Alegre. O evento, que resgata a história das Reduções Jesuíticas no Sul do Brasil nos séculos 17 e 18, exibe uma imagem de São Nicolau, o Papai Noel missioneiro, de 95 centímetros de altura. Trata-se da maior peça do santo com origem na região dos Sete Povos.
Aberta no último dia 10, a exposição ocorre no térreo da Biblioteca Central Irmão José Otão, no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O santo de madeira está exposto dentro de uma redoma fechada para proteger a obra de arte esculpida há cerca de 300 anos.
Prefeitura quer cobrar ISSQN de mais serviços
A estátua de São Nicolau missioneiro que desperta a atenção dos historiadores repousava havia alguns anos no Colégio Marista Santa Maria. A confirmação de que se trata de uma peça originária das Missões coube ao professor irmão Édison Hüttner. Coordenador do Projeto de Arte Sacra Jesuítico-Guarani e professor da Escola de Humanidades da PUC-RS, Hüttner fez diversas visitas a Santa Maria ao longo deste ano depois de ficar sabendo da existência de objetos missioneiros na cidade.
Coube a ele descobrir que o mais antigo sino missioneiro do Estado, com 300 anos, é o que está exposto no museu da Catedral Metropolitana de Santa Maria. O templo preserva, ainda, imagens de Santo Antônio e de Jesus Cristo, conforme o Diário mostrou em reportagens de maio e outubro.

Numa de suas vindas à cidade, o professor soube da peça no Colégio Santa Maria, cuja origem era desconhecida. Convidado pelo irmão Roque Salet, Hüttner levou a peça para a Capital para estudos. A direção do colégio não soube informar a origem da escultura que acabou parando em uma sala da instituição de ensino que servia de sede para um grupo de escoteiros.
Uma tomografia feita no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul revelou detalhes da madeira e permitiu medir o tamanho e o formato dos pregos cravados na base da escultura, que são idênticos aos usados na Redução de São João Batista. Para o arqueólogo Kaus Peter Kristian Hilbert, coordenador do Laboratório de Pesquisas Arqueológicas do curso de História da PUC-RS, trata-se de "verdadeira obra missioneira. Uma obra de arte. Foi feito com tanto detalhes e com tanto amor que você vê que esta pessoa que criou São Nicolau era um verdadeiro mestre de sua obra", descreve Hilbert.
VÍDEO: Piá do Sul vence o Enart com homenagem a Barbosa Lessa e a Paixão Côrtes
Segundo Hüttner, a estátua deve ter pertencido à Redução de São Nicolau, a primeira estabelecida onde hoje é o Rio Grande do Sul. A peça teria sido feita pelo jesuíta José Brasanelli, escultor na Redução de São Borja de 1696 a 1706, com a ajuda de indígenas. A análise mostrou que as técnicas de encaixe dos braços e os sapatos também são comuns no período, assim como as características dos olhos. Apesar de quase apagadas pelo tempo, ainda é possível ver as cores na escultura e, inclusive uma cobertura, com pó de ouro.
Presente de Natal
Diante das revelações com sua pesquisa, o docente descreve o achado como um dos mais importantes de sua carreira.
– É como se achassem uma obra de Aleijadinho em Ouro Preto – compara.
A descoberta é festejada pelo professor, que considera um "presente de Natal" que recebeu, dado ao fato de o santo ser o verdadeiro Papai Noel da lenda cristã (veja quadro).
O santo que virou papai noel

- São Nicolau de Mira (ou São Nicolau de Bari) é um santo da Igreja Católica, mas também querido pelos ortodoxos. Nicolau vem de "nikos", que significa vitória, e de laos, “povo”, isto é, "vitória do povo"
- Filho de nobres, Nicolau nasceu na cidade de Patara, na Ásia Menor, na metade do século 3, provavelmente no ano 250
- Devido a seus milagres, também é conhecido como São Nicolau Taumaturgo (taumaturgo é a capacidade de um santo de realizar milagres)
- Ele é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. Também é conhecido como protetor dos marinheiros e comerciantes, como santo casamenteiro e, principalmente, como um grande amigo das crianças
- Nicolau era humilde e simples. Porém, a crendice popular, a propaganda e o consumismo fizeram sua imagem ser atrelada a um velho gordo de roupas vermelhas, que distribui presentes. Mais recentemente, essa imagem de um senhor de barba branca e que gostava de dar presentes às crianças o transformou no Papai Noel dos países latinos, incluindo o Brasil, em Nikolaus na Alemanha e em Santa Claus nos países anglo-saxões
Fonte: site Franciscanos