Foto: Édison Hüttner/Arquivo Pessoal/Escultura de madeira de origem missioneira havia sido roubada da Igreja de São Nicolau há 56 anos
Uma recepção especial, com direito a carreata, foi realizada na última sexta-feira em São Nicolau, na região das Missões, para receber uma escultura que havia sido roubada da Igreja Matriz há 56 anos. O evento comemorou a volta do São Nicolau missioneiro, uma imagem de madeira de quase 300 anos que foi achada este ano em Santa Maria.
A escultura estava, havia anos, no Colégio Marista Santa Maria. Sua origem das Missões foi descoberta pelo pesquisador Édison Hüttner, coordenador do Projeto de Arte Sacra Jesuítico-Guarani e professor da Escola de Humanidades da PUC-RS. Após análises, inclusive por meio de uma tomografia, Hüttner comprovou que o santo foi esculpido no final do século 17. A partir daí, ele pôde refazer a sua história.
Município vai comemorar 134 anos com bolo gigante e sem fogos
A imagem pertencia à Redução de São Nicolau de Piratini, considerada a primeira querência do Rio Grande do Sul, fundada em 1626. Com o fim das Missões, São Nicolau havia sido levado para a Igreja Matriz da cidade, onde ficou até 1961, quando foi roubada e nunca mais se teve notícia até a descoberta deste ano, em Santa Maria.
Depois de passar um mês em exposição na PUC, a estátua foi transportada para São Nicolau, onde chegou na tarde de sexta-feira. Ela foi levada para dentro da Igreja Matriz. Agora, o santo se juntou a outras três imagens da mesma época que estão na igreja do município das Missões.