Escolas da rede estadual participam de mostra científica, cultural e tecnológica

Rebeca Kroll

Escolas da rede estadual participam de mostra científica, cultural e tecnológica
A aluna Diully Somavilla dos Santos mostra o seu projeto (Fotos: Nathália Schneider)

Nesta terça-feira (29), ocorreu a fase final da Steam Party, uma mostra científica, cultural e tecnológica promovida pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) no Instituo São José. Ao todo 54 escolas da Rede Estadual de Ensino participaram da iniciativa e 16 trabalhos foram escolhidos como finalistas. Foram escolhidos cinco projetos de cada uma das três categorias: Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio, Normal e Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo é incentivar o empreendedorismo, a inovação, a criatividade e o protagonismo dos jovens a partir da apresentação de trabalhos e projetos realizados com base nos preceitos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG). A mostra, promovida em parceria com a Receita Federal, premiou cada um dos alunos vencedores com um celular e os demais com um certificado de participação.

O coordenador da 8ª CRE, José Luís Viera Eggres, comenta que os trabalhos apresentados foram excepcionais e superaram as expectativas da organização em termos de qualidade, criatividade e inovação. Para ele o evento mostrou a grande capacidade dos professores e dos estudantes.

– Foi a forma que a coordenadoria encontrou de fomentar os projetos realizados pelos nossos alunos e professores. A nossa mostra busca criar uma cultura de novas metodologias, do protagonismo juvenil e da inclusão dentro das nossas escolas. Por isso, temos trabalhos de alunos da educação especial e também das duas escolas prisionais de Santa Maria – explica José Luís Viera Eggres, coordenador da 8ª CRE.

Exposição de trabalhos

Um dos colégios que se empenhou para concorrer na Steam Party foi a Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, que teve três trabalhos finalistas na mostra. Um deles foi o projeto “(Re)Criando aprendizagem por meio do aplicativo SerEduca” no qual três alunas do 3º ano do Ensino Médio desenvolveram um aplicativo para ajudar os estudantes da rede pública com seus estudos.

O programa possui uma biblioteca virtual, uma aba infantil, as últimas provas do Enem, textos, mapas mentais, grupos de estudo e podcasts com temas educacionais e socioculturais. O objetivo é desenvolver a autonomia dos alunos e demonstrar na prática como a tecnologia pode ser utilizada nos estudos de forma inovadora. O app já está disponível para download através de seu site.

– Queremos atingir principalmente os estudantes de baixa renda, que não tem condições de pagar um cursinho ou plataformas de estudo, para que eles possam ter acesso a materiais gratuitos. Além disso, o app é voltado também para os professores para mostrar para eles como os alunos aprendem e aproximar essa relação educacional – relata Manuella Stelo Benites de 17 anos e integrante do projeto.

Outro trabalho finalista do colégio foi o “Descontrole financeiro e suas implicações futuras”, nele a aluna Diully Somavilla dos Santos, 18, desenvolveu o “Jogo da Poupança” com materiais recicláveis. O intuito é promover a educação financeira e mostrar como a matemática pode ser aplicada no nosso cotidiano.

– Nós realizamos uma pesquisa e constatamos que a maioria dos alunos já está no mercado de trabalho e precisa aprender a administrar o seu dinheiro. Então o jogo é uma maneira didática e dinâmica onde eles podem entender sobre isso – conta Diully.

Para ela participar da mostra foi uma experiência maravilhosa, não só por pode concorrer a prêmios, mas também para divulgar o seu projeto. Diully também relata que apresentar o jogo para as outras pessoas e para uma banca de jurados a ajudou a desenvolver o seu próprio protagonismo.

Steam Party

A primeira edição da Steam Party ocorreu em 2021 de forma remota devido a pandemia da Covid-19 e com apenas 30 trabalhos inscritos. A expectativa para 2023 é conseguir a participação de todas as instituições da 8ª CRE e incluir o evento no calendário letivo oficial da Rede Estadual de Ensino.

– Desde que eu assumi a coordenadoria nós já tínhamos essa ideia de fazer uma mostra cultural com as escolas da rede para promover as metodologias ativas de ensino. Esperamos poder fazer muitas edições nos próximos anos – comenta José Luís.

A metodologia Steam é um acrônimo que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (Science, Technology, Engineering, Art and Math), um conjunto de conhecimentos técnicos essenciais para que os estudantes se preparem para uma boa posição no mercado de trabalho. Além da parte técnica, a metodologia permite aprender e desenvolver características como imaginação, criatividade, pensamento crítico, adaptabilidade, colaboração e comunicação.

Confira os vencedores

Categoria Ensino Fundamental – Anos Finais

1º Lugar – EEEF Dom Érico Ferrari com o trabalho “Educação Patrimonial e Leitura nas Mídias Digitais”

2º Lugar – EEEM São Vicente com o trabalho “Cultura e letramento digital interdisciplinar por meio da língua inglesa”

3º Lugar – EEEF João Link Sobrinho com o trabalho “A deficiência visual aos olhos de quem vê”

Categoria Ensino Médio, Curso Técnico e Curso Normal

1º Lugar – EEEM Cilon Rosa com o trabalho “(Re)Criando a aprendizagem por meio do aplicativo SerEduc: organização dos estudos”

2º Lugar – EEEM Cilon Rosa com o trabalho “O descontrole financeiro e suas implicações futuras”

3º Lugar – Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes com o trabalho “O patrimônio histórico e cultural de Nova Palma na visão do jovem nova-palmense”

Categoria EJA

1º Lugar – EEEM Cilon Rosa com o trabalho “O negro: resgate da miscigenação do povo brasileiro”

2º Lugar – EEEM Humberto de Campos com o trabalho “Oficina de criação: projeto audiovisual”

3º Lugar – EEEM Humberto de Campos com o trabalho “Mídias e tecnologias criativas”

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