Valorização

Escola Municipal São Carlos inaugura sala e homenageia escritora de Santa Maria

Escola Municipal São Carlos inaugura sala e homenageia escritora de Santa Maria

Foto: Ariéli Ziegler (PMSM/Divulgação)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Carlos, no Bairro Urlândia, inaugurou a Sala de Leitura Maria Rita Py Dutra na última quarta-feira (19). A ideia é que os alunos tenham um local específico para que passem a gostar da leitura, o que pode gerar benefícios de aprendizagem a curto, médio e longo prazo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

– Revitalizamos este espaço a partir de livros enviados pelo Ministério da Educação e de doações da comunidade escolar para organizamos nosso acervo. Também chamamos o artista Douglas Dorneles para fazer uma pintura especial na sala e nos ajudar a organizar o local. E decidimos que a Sala de Leitura deveria ter o nome de uma escritora de Santa Maria e quisemos fazer esta homenagem em vida para Maria Rita Py Dutra, para valorizarmos a pessoa e o trabalho dela enquanto ela pode ver. E também para que ela possa conversar com nossos alunos e ter momentos de trocas, de conversas e de experiências – salientou a diretora da EMEF São Carlos, Maria José Lima dos Santos da Rosa.

A inauguração do espaço ocorreu com a presença da homenageada, que se mostrou bastante comovida por ser lembrada.

– É uma imensa alegria e emoção que estou aqui com vocês hoje para receber essa bela homenagem. Deixo registrado aqui a todos vocês, que nunca é tarde para buscarmos nossos sonhos, para começarmos novas atividades e para fazermos o que acreditamos. Muito obrigada por lembrarem de mim e por esta tão bonita homenagem – destacou Maria Rita.

Antes do descerramento da placa, os alunos do 4ª ano participaram de uma roda de conversa com a homenageada sobre literatura, processos criativos, estudos, negritude e reconhecimento. Maria Rita respondeu aos questionamentos dos pequenos e contou sobre sua trajetória profissional e de escritora, e o que a motiva para elaborar seus livros.

No encerramento do ato, Maria Rita recebeu dos alunos uma releitura de “Os Problemas de Júnior”, o primeiro livro dela para o público infantil. Na versão entregue pelos pequenos, os estudantes reescreveram e redesenharam a história a partir de suas compreensões da versão original. E, ao final do livro reeditado, deixaram um recado para a homenageada.

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Shoppings de Santa Maria organizam programação especial para as férias escolares Anterior

Shoppings de Santa Maria organizam programação especial para as férias escolares

Do biscoito à biscoitagem: entenda como o alimento virou alvo de discussão e sinônimo de elogio na internet Próximo

Do biscoito à biscoitagem: entenda como o alimento virou alvo de discussão e sinônimo de elogio na internet

Geral