Dia do Biscoito

Do biscoito à biscoitagem: entenda como o alimento virou alvo de discussão e sinônimo de elogio na internet

Hoje, dia 20 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Biscoito. Ele é considerado um dos alimentos mais populares no Brasil, de acordo com uma pesquisa da Kantar WorldPanel. E de tão famoso, você encontra o biscoito até na internet. 


Polêmica: Biscoito ou Bolacha?

​Passando do mundo concreto para o conceitual, o biscoito virou polêmica por causa de sua nomenclatura. E não foi algo passageiro, o “Biscoito ou Bolacha” se tornou uma discussão atemporal e tipicamente brasileira que virou até linha de cosméticos.



Mas afinal, é biscoito ou bolacha? Um artigo publicado no Jornal Maturidades, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), explica de forma simples:




“A diferença entre os termos está na maneira do preparo. Ambos são feitos com massa de farinha de qualquer cereal, com ou sem açúcar, gordura ou levedura. Normalmente as bolachas são secas, enquanto os biscoitos podem ser secos ou úmidos.”


Ou seja: os dois estão certos! A indústria alimentícia geralmente usa o termo biscoito em suas embalagens. A utilização popular dos termos difere de acordo com a região do Brasil, na maior parte delas, incluindo Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, o termo utilizado é “biscoito”. Já “bolacha” é amplamente usado no estado de São Paulo e na região sul do país.


Os biscoiteiros da internet

​Você já ouviu falar em “biscoitar” ou “pedir/dar biscoito”? Alguns linguistas acreditam que essa gíria tem origem no Pajubá - repertório vocabular e performativo da comunidade LGBTQIA+, principalmente das travestis, que surgiu a partir da fusão de termos da língua portuguesa com termos dos grupos étnico-linguísticos da África Ocidental.


Essa gíria se espalhou rapidamente na internet e logo estava na boca (e nas telas) de todos. E ela tem um significado simples: pedir elogios e/ou engajamento. Mas por que biscoito? A hipótese mais comum é que esse termo faz alusão a técnicas de adestramento canino em que, ao fazer algo bom, o cachorro recebe como recompensa um biscoito. 


Na internet funciona da mesma forma. Geralmente relacionado a selfies e fotos sensuais, o termo “biscoitar” tem significado parecido ao de outra gíria: “pedir confete”. Ou seja, pedir atenção, elogios, reconhecimento e, no final das contas, engajamento – curtidas, comentários, compartilhamentos.



E além de gíria e comportamento, “biscoitar” também virou meme, que muitas vezes são deixados como resposta nas fotos dos supostos "biscoiteiros". Confira:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola Municipal São Carlos inaugura sala e homenageia escritora de Santa Maria Anterior

Escola Municipal São Carlos inaugura sala e homenageia escritora de Santa Maria

Um dia cor-de-rosa: Barbie estreia hoje nas telonas e outras 5 notícias Próximo

Um dia cor-de-rosa: Barbie estreia hoje nas telonas e outras 5 notícias

Geral