A história centenária do, hoje, Instituto São José remonta ao ano de 1926 quando é inaugurado o primeiro Seminário Menor do interior gaúcho, chamado Seminário São José. Esta escola acolhia alunos, em regime de internato, de todo o Estado e de Santa Catarina. Eram crianças e adolescentes que vinham estudar sob o pretexto de serem padres. Grandes professores, padres jesuítas, se revezavam na educação das ciências humanas e da natureza, das linguagens, das exatas, da arte e literatura. Destacava-se a língua latina que perdurou até a virada do século. Destas levas, centenas de cidadãos foram moldados à cultura, à oralidade e à produção textual. Entre eles, vários bispos, padres e leigos atuantes na religião.Mais tarde, em 1955, passa a ser denominado Instituto São José e, como tal, guarda forte compromisso com a formação humana, social, cultural e religiosa dos estudantes.A partir de 1966, a instituição abriu as portas para que o público externo também pudesse estudar, sendo alunos que buscavam também outras formações profissionais além do sacerdócio. A escola foi responsável pela capacitação de pessoas que se tornaram referência em ocupar cargos, como autoridades civis e religiosas, em várias cidades, como relembra o diretor do Instituto, padre Enio José Rigo.– Além de termos formado mais de uma centena de padres e uma dezena de bispos, como Dom Hélio Rubert, por exemplo, a nossa escola também capacitou alunos que hoje ocupam postos importantes na sociedade civil. Temos imenso orgulho disso – afirma o diretor.
Divulgação
FORMAÇÃO CIDADÃ E PERTENCIMENTOCaminhando para o seu centenário, a instituição tem uma proposta de ensino onde os educandos são instigados a tomarem parte na experiência coletiva de construção do saber, de valorização das trajetórias individuais e de respeito às diferenças, não saindo qualificados somente para o mercado de trabalho, mas para o exercício da cidadania, da alteridade e empatia.– Ao desenvolverem-se nos âmbitos cognitivo, socioemocional e espiritual, os alunos do Instituto São José têm elementos concretos para compreender as grandes questões existenciais e visualizar o mundo com lentes mais amplas e assertivas – completa o padre Enio.Hoje, o São José conta com cerca de 700 alunos matriculados, 40 docentes qualificados nas diferentes áreas de ensino, 18 servidores e turmas que de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio completo nos turnos da manhã e tarde.– Para o aluno do Instituto São José o uniforme não é só a roupa, mas o símbolo de um modo de ser, de uma identidade. A disciplina é mais que obediência, é um método de aprender socializado. A espiritualidade diária, preparada com carinho, não é defesa de crenças, é gratidão pela vida e reencontrar-se com o mais sagrado, o mais puro e perfeito: o Deus da proximidade e do amor – destaca o diretor.A instituição proporciona salas de aula climatizadas e equipadas com projetores e ferramentas de apoio tecnológico, além de sala de leitura, biblioteca, ginásio esportivo para as atividades físicas e amplos ambientes externos de convivência. O Instituto adota o Sistema de Ensino FTD, com disponibilização de material didático atualizado e plataformas digitais de apoio ao aprendizado.
SOLIDARIEDADE E COMPAIXÃOO Instituto São José realiza não ações solidárias eventuais, mas um trabalho permanente de educação com um olhar solidário e ativo. Por 5 anos, docentes e alunos ofertavam café da manhã à população em situação de rua na Praça Saldanha Marinho. Hoje, continuam esta educação solidária com crianças e adultos dos bairros São José e João Luiz Pozzobon. Um grupo representativo, de duas turmas a cada vez, acompanhados do diretor e um grupo de professores levam o pão e a dignidade.– Além do alimento, é levada a compaixão que se expressa na atenção, no servir o alimento, nas brincadeiras, no ouvir, no abraçar, na roda de conversa, na oração. A escola deve educar para a excelência, não só para as melhores notas do Enem, mas para a grandeza dos gestos do amor uns pelos outros. Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade em que todos sejam conscientes de seus direitos e deveres, garantindo a participação ativa da comunidade escolar, contribuindo para a formação integral do ser cidadão para que possam interagir finaliza.
SAIBA MAISSite: https://institutosaojosesm.com.br/WhatsApp da Secretaria Escolar: (55) 3211-2125E-mail: [email protected]