Equipe do Censo Demográfico está atendendo em novo local

Equipe do Censo Demográfico está atendendo em novo local

Foto: Divulgação

A equipe responsável pela reta final do Censo Demográfico está instalada em novo local. Após cerca de nove meses trabalhando no prédio da Antiga Reitoria da UFSM, os agentes estão de mudança para a agência do IBGE.

Essa alteração de endereço ocorre devido ao fim do convênio entre IBGE e UFSM, que acabou no dia 28 de fevereiro. A universidade cedeu o terceiro andar do prédio, localizado na Rua Floriano Peixoto, para a realização dos trabalhos do Censo: setor administrativo, postos de coleta e atendimento ao público em geral. Como o prazo para finalização da coleta do censo foi prorrogado novamente, foi necessário um novo local para seguir com o trabalho.


Desde o dia 28 de fevereiro até esta terça-feira (14), a equipe seguia no prédio da Antiga Reitoria, sem nenhuma perspectiva do que ia acontecer. Porém, nesta quarta (15), os agentes receberam a ordem de saída e realizaram a mudança de local pela manhã. A partir de agora, qualquer atendimento relacionado ao Censo Demográfico será na agência do IBGE, que fica na Rua Doutor Pantaleão, no Centro.

Vale lembrar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) comunicou oficialmente que a coleta do Censo Demográfico 2022 chegou ao fim no dia 28 de fevereiro, que agora entra na fase de apuração no mês de março. A operação está na reta final e estão sendo feitos retornos aos domicílios com moradores ausentes, que ainda não foram entrevistados. Os primeiros resultados devem ser divulgados a partir de abril.

Relembre a situação do Censo em Santa Maria

Iniciado em agosto de 2022, o Censo tinha previsão de acabar em outubro do mesmo ano. A operação começou com um número de recenseadores longe do ideal – segundo o coordenador Mario de Àvila, cerca de 100 agentes a menos do que foi projetado –, e essa quantidade baixou ainda mais ao longo do trabalho, pois houve atraso no pagamento e muitos desistiram. Com um grande déficit na equipe externa, o trabalho seria prolongado; a coleta chegou ao fim somente em fevereiro deste ano. E essa prorrogação trouxe consequências.

Com um orçamento limitado, foi necessário fazer cortes na equipe para que os custos com toda a operação não extrapolassem: atualmente, há somente quatro Agentes Censitários Supervisores (ACS) e um Agente Censitário Municipal (ACM). No mês de junho de 2022, quando o time responsável pela operação recebeu treinamento, eram 28 ACS e 4 ACM’s.


Recusa e desconfiança da população

Além da constante redução da equipe, outro desafio dificultou a conclusão da operação censitária: recusas e ausências. A recusa se dá quando o morador se nega a responder o questionário; ausência é quando o morador não é encontrado em casa no momento em que o recenseador passa lá. Nessa segunda situação, esse endereço é confirmado, mas a aplicação do questionário fica pendente; é necessário diversos retornos, em diferentes turnos do dia, fins de semana ou nos feriados até encontrá-lo em casa. Edifícios e condomínios são o maior desafio no momento.

A desconfiança e a falta de informação da população contribuem com as recusas, pois as pessoas acreditam que os dados serão vazados ou repassados a outros órgãos; a identidade do recenseador também é questionada muitas vezes. Vale lembrar que o Censo é amparado pela Lei nº 5.534/1968, que torna obrigatório responder os questionários e também garante o sigilo das informações prestadas.

Saiba identificar um agente do IBGE

Recenseadores e supervisores estão identificados com colete azul marinho, boné e crachá. Justamente no crachá há um QR Code, que redireciona para o cadastro desse funcionário diretamente no site do Instituto. Se a desconfiança bateu, é só aproximar a câmera do celular, escanear o código e confirmar a informação.


Não foi recenseado?

Quem ainda não foi recenseado pode entrar em contato pelo Disque-Censo: 0800-721-8181. Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas, a agência do IBGE fica na Rua Doutor Pantaleão, nº 39.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Maria Júlia Corrêa

POR

Maria Júlia Corrêa

julia.correa@diariosm.com.br

Banco de Alimentos: cerca de 60 toneladas foram doadas somente nos três primeiros meses do ano em Santa Maria Anterior

Banco de Alimentos: cerca de 60 toneladas foram doadas somente nos três primeiros meses do ano em Santa Maria

Santa Maria integra evento global sobre criatividade; inscrições estão abertas Próximo

Santa Maria integra evento global sobre criatividade; inscrições estão abertas

Geral