susto ufsm

Empresa que dedetizou antiga Reitoria estava com alvarás vencidos para prestação do serviço

Camila Gonçalves

Foto: Gabriel Haesbaert

A Vigilância em Saúde vai multar a empresa Sulclean, que realizou a dedetização na Antiga Reitoria, na última quinta-feira, por falta de alvarás para a atividade de dedetização. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Maria Alexandre Streb, o órgão realizou a análise documental da empresa na tarde desta sexta-feira e detectou que a Sulclean estava com os alvarás sanitário e ambiental vencidos. 

Conforme o superintendente da Vigilância, a equipe vai encaminhar a autuação da empresa via Correios e, a partir da notificação, a Sulclean não poderá prestar serviços de imunização de pragas. O valor da multa só será dimensionada após a apresentação dos argumentos de defesa pela empresa.

O CASO
No começo da dedetização, às 8h30min de quinta-feira, cerca de 20 funcionários da Sulclean que trabalhavam na limpeza do prédio acabaram inalando o produto e foram intoxicados. Eles evacuaram o prédio e foram encaminhados para atendimento em pronto-atendimentos de hospitais com tonturas e náuseas. Nesta sexta, eles já haviam dado alta. O fato levou à interdição do prédio pelos bombeiros ainda na manhã de quinta. A Polícia Federal e a Vigilância em Saúde investigam se houve negligência por parte da empresa em manter a escala de trabalho durante a dedetização. A comunidade acadêmica que usa o prédio foi avisada pela UFSM para não ir ao trabalho naquele dia.

Mesmo após intoxicação, prédio da antiga reitoria segue como local de votação neste domingo

O QUE DIZ A EMPRESA
O Diário entrou em contato com a empresa para se manifestar sobre a questão dos alvarás vencidos. A empresa informou que "presta seus serviços regularmente e está atenta às exigências legais".

PERÍCIA
A Polícia Federal concluiu a perícia no local na manhã desta sexta-feira. De acordo com o delegado Getúlio Jorge de Vargas, não há previsão para a entrega do laudo pela Perícia. Na segunda-feira, a PF deve ouvir os pessoas ligadas à Universidade Federal de Santa Maria e à empresa prestadora de serviços.

uncionários intoxicados em prédio da UFSM têm alta do hospital

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo App passa a informar quais ônibus têm elevador e ganhará mais linhas em Santa Maria Anterior

Novo App passa a informar quais ônibus têm elevador e ganhará mais linhas em Santa Maria

Funcionários intoxicados em prédio da UFSM têm alta do hospital Próximo

Funcionários intoxicados em prédio da UFSM têm alta do hospital

Geral