Conquistas

Em um mês, cerca de 100 pessoas foram atendidas no ambulatório trans da Casa de Saúde

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, o mais recente ambulatório da Casa de Saúde completa um mês em Santa Maria. Considerado o 2º ponto de atenção à saúde das pessoas trans em Santa Maria e o 13º no Estado, o ambulatório transexualizador já registra cerca de 100 atendimentos prestados a pacientes de 33 cidades da região. 

Lançamento da Persona reúne convidados e autoridades de Santa Maria

ATIVIDADES
No final de dezembro de 2021, com recursos estaduais do programa Assistir, a Casa de Saúde inaugurou o primeiro ambulatório especializado em atendimento clínico e psicossocial de pessoas que queiram fazer a transição de gênero com tratamento hormonal no interior do Estado.

Antes de prestar assistência, a equipe composta por 13 funcionários, além médicos endocrinologista, psiquiatra, clínico-geral, urologista, ginecologista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e enfermeiros, passou por uma capacitação nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Os atendimentos, que iniciaram efetivamente em janeiro, são realizados sem custo algum pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O ambulatório transexualizador oferta até 240 consultas por mês, além de exames laboratoriais. 

DEMANDA

Em janeiro, quando é celebrado o Mês da Visibilidade Trans, o Diário de Santa Maria publicou uma reportagem especial, tratando sobre a importância, para a população trans santa-mariense, tanto do ambulatório Transcender, localizado na Policlínica do Rosário, quanto do ambulatório transexualizador, na Casa de Saúde. O surgimento e a qualificação de espaços destinados a saúde de pessoas trans é vista como um avanço em uma luta antiga. 

- A existência de um Ambulatório Transexualizador no Centro do Rio Grande do Sul é uma grande conquista, um passo muito importante pela consolidação dos direitos desta parcela da população que, antes, precisava se deslocar a outros centros, realizar consultas particulares ou, então, aventurar-se a iniciar o processo de harmonização da sua corporeidade com sua identidade por conta própria - comenta o médico endocrinologista Rafael Reinerh. 

Rafael, que integra a equipe da Casa de Saúde assim como o psicólogo Thadeu de Oliveira Lucca (na foto acima), reitera que a expectativa é de crescimento:

- A expectativa para os próximos meses é de que os atendimentos cresçam em volume e que se tornem cada vez mais dinâmicos, promovendo um maior alcance e impacto positivo na população atendida. 


SERVIÇO

  • Em Santa Maria, o encaminhamento para o ambulatório transexualizador da Casa de Saúde é feito via Transcender.
  • No caso de atendidos de fora, será necessário fazer a solicitação em unidades de saúde (UBS) ou em secretaria de Saúde, para que o pedido seja enviado para o SISREG (Sistema Nacional de Regulação).

*com informações da assessoria de comunicação Tempórea Comunicação de Frente 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em agenda na região, Eduardo Leite visita lavoura castigada pela estiagem Anterior

Em agenda na região, Eduardo Leite visita lavoura castigada pela estiagem

Próximo

VÍDEO: obra em cratera na Presidente Vargas tem construção de caixas coletoras

Geral