Foto: Vatican News (Divulgação)
O Brasil foi o primeiro destino internacional de papa Francisco após ter sido eleito líder da Igreja Católica, em 2013. A viagem, compromisso da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), proporcionou ao povo brasileiro a única visita do Santo Padre ao país. O chefe da Santa Fé desembarcou no Rio de Janeiro em 22 de julho e permaneceu em terras brasileiras até 28 de julho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em Copacabana, no Rio de Janeiro, o Papa reuniu, de acordo com a JMJ, mais de 3,5 milhões de pessoas para celebrar uma missa. Segundo o Ministério do Turismo, esse é o maior número de visitantes em uma cidade brasileira até os dias atuais. Ainda no Estado carioca, visitou a comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, e fez uma oração em uma igreja evangélica local. Também inaugurou um centro de atendimento para dependentes químicos no Hospital São Francisco, no Bairro da Tijuca.
Durante seus sete dias em terras brasileiras, o Pontífice também visitou o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, onde foi recebido por cerca de 200 mil fiéis.
As homilias de papa Francisco no Brasil deram ao mundo uma ideia de como seria seu papado: pensado para o povo. Ele falou em defesa dos marginalizados, sobre os protestos da Jornada de Junho de 2013 contra a corrupção e também a respeito do incêndio na boate Kiss, que ocorreu em janeiro do mesmo ano.