Em Faxinal do Soturno, 30 casas serão construídas aos moradores atingidos pelas enchentes do ano passado

Em Faxinal do Soturno, 30 casas serão construídas aos moradores atingidos pelas enchentes do ano passado

Foto: prefeitura de Faxinal do Soturno

Faxinal do Soturno foi contemplado pelo Programa A Casa é Sua - Calamidade, vinculado à Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB), que vai construir casas para os moradores atingidos pelas enchentes do ano passado. Nesta terça-feira (22), o município recebeu uma equipe técnica para tratar sobre as obras.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na oportunidade, o arquiteto Bernardo Reis, da SEHAB, e o engenheiro civil Thiago Coimbra, representante da CMC Construtora, empresa responsável pela obra, estiveram reunidos com o prefeito Lourenço Domingos Moro, com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Clóvis Benetti, e com a equipe de engenharia do município para tratar sobre prazos e demais detalhes do projeto. Após, o grupo esteve na Vila Verde Teto, onde o município já realiza a terraplanagem dos terrenos, seguida da ampliação das redes de água e energia elétrica.

De acordo com o prefeito, as casas devem atender parte das 72 famílias que perderam as casas ou que estão em áreas de risco: 

– Estamos trabalhando forte na construção da infraestrutura dos terrenos onde serão construídas as casas. Essas casas vão ser, prioritariamente, para pessoas que perderam ou que estavam em áreas de risco durante as enchentes de 2024 e que estão no aluguel social. A nossa expectativa é que, com essas casas, vamos cumprir 50% da demanda das famílias. 


As casas 

Faxinal do Soturno foi contemplado com 30 casas de 53,3m², divididos em dois dormitórios, sala e cozinha conjugada, um banheiro e área de serviço externa. O método construtivo utilizará steel frame, sistema formado por estruturas com perfis de aço galvanizado. O início das obras está previsto para o mês de agosto.


O programa

O A Casa É Sua – Calamidade foi criado em março deste ano para promover a política habitacional de emergência por meio da construção de unidades habitacionais permanentes em municípios com decreto de calamidade homologado.

De forma inédita, as unidades habitacionais serão adquiridas pelo Estado através de ata de registro de preços, tornando o processo mais célere. Além disso, o método construtivo, de concreto pré-fabricado, também foi pensado de forma a agilizar a construção das casas, que devem ser entregues 120 dias após o terreno ser liberado.

Imagem ilustrativa mostra como devem ser as casas ofertadas pelo ProgramaFoto: Divulgação


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Oftalmologista de Santa Maria é pioneiro no Brasil com implante de lente intraocular de última geração Anterior

Oftalmologista de Santa Maria é pioneiro no Brasil com implante de lente intraocular de última geração

DCE critica edital do transporte por não focar no valor da passagem e na infraestrutura de Santa Maria Próximo

DCE critica edital do transporte por não focar no valor da passagem e na infraestrutura de Santa Maria

Geral