As fortes chuvas chegam e, com ela, a solidariedade. Na última semana, dezenas de municípios gaúchos registraram estragos causados pelo alto volume de chuva. Estradas foram danificadas, acessos interrompidos e famílias foram obrigadas a sair de casa mais uma vez. Na região central, o momento é de recuperação para a maioria das cidades. Por isso, campanhas para arrecadar doações foram criadas e intensificadas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Confira, abaixo, como ajudar os municípios em emergência que estão com ações em apoio às famílias afetadas pela chuva:
Santa Maria
Em Santa Maria, mais de mil pessoas foram afetadas pela chuva – dessas, 600 ficaram desalojadas. Por parte do Executivo, a ajuda chegou por meio da distribuição de cestas básicas. A mobilização, que teve início na última quinta-feira (19), conta com o trabalho de assistentes sociais, que visitaram os endereços das pessoas que registraram ocorrências junto à Defesa Civil.
A vice-prefeita Lúcia Madruga (Progressistas), que coordena a ação, afirma que na visita também há atualizações de cadastro e a identificação de outras necessidades decorrentes do mau tempo. São mais de 200 famílias cadastradas na ação.
– Já percebemos uma necessidade bastante direcionada para a infraestrutura. Então, esse trabalho segue e na medida que vamos identificando as demandas, vamos mobilizando as equipes para que possam resolver os problemas causados pela chuva – afirmou Lúcia.
Para auxiliar na recuperação das famílias, especialmente nesses dias frios de inverno, a Campanha do Agasalho foi intensificada. A entrega dos agasalhos é realizada de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Mercado da Vila Belga, que fica no Bairro Centro (acesso pelo Largo da Gare). No momento, as maiores necessidades são por cobertores, jaquetas, roupas infantis, masculinas e calçados.
Segundo a prefeitura, haverá ainda a entrega em casas de passagem e instituições de acolhimento de crianças e idosos. Entidades interessadas em distribuir os itens em suas comunidades devem entrar em contato com a Secretaria para solicitar kits de agasalhos.
A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na Rua Tuiuti, 1.586, Centro, e realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min. As solicitações também podem ser feitas pelo telefone (55) 3174-1518 ou pelo e-mail [email protected].

Quer doar? Leve os agasalhos até um destes pontos
- Prefeitura de Santa Maria
- Secretaria de Desenvolvimento Social
- Câmara de Vereadores
- Atacadão
- Beltrame Supermercados
- Carrefour Hipermercado
- Cras Leste (Avenida João Machado Soares, 2.777, Bairro Camobi)
- Cras Oeste (Rua Manoel Mallmann Filho, 161, Bairro Nova Santa Marta)
- Cras Norte (Rua Marechal Rondon, 287, Bairro Carolina)
- Fadisma
- Faculdade FAPAS
- Peruzzo Supermercados
- Rede Super
- Rede Vivo Supermercados
- Royal Plaza Shopping
- Stok Center
- Todas as unidades da Rede de Farmácias São João
- Todos os conjuntos da UFN
- UFSM
- Ulbra Santa Maria
- Lojas Becker
Cacequi
Na última semana, Cacequi registrou 400 milímetros de chuva, o que causou danos à infraestrutura e tirou cerca de 20 famílias de casa. Imagens aéreas mostram a situação de um pontos do municípios após as fortes chuvas:
- Para ajudar o município, uma campanha solidária foi montada. Doações podem ser feitas via chave pix: 14.309.760/0001-90
Dilermando de Aguiar
Dilermando de Aguiar também assinou o decreto de situação de emergência. A prioridade, conforme a prefeitura, é recuperar estradas e socorrer as famílias atingidas. Por isso, faz pedido de doações para auxiliar na recuperação dos moradores.
- Precisam de colchões, cobertores e materiais de limpeza
- As entregas devem ser feitas na Secretaria de Agricultura
- Mais informações pelo telefone: 55 996109434 (Defesa Civil)
Jaguari
O município de Jaguari é um dos mais afetados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Foram mais de 317 milímetros em 48 horas. O alto volume de chuva resultou em mais um recorde do Rio Jaguari: 13 metros acima do normal.
- Para ajudar na recuperação das famílias, a prefeitura disponibilizou uma chave pix para doações: 87.572.046/0001-63
- Também precisam de materiais de higiene, roupas íntimas, roupas de cama, toalhas de banho, cobertores, colchões, travesseiros, rações (cães e gatos), alimentos (preferencialmente pacotes de 1kg e materiais de limpeza
- Ponto de arrecadação: Ginásio São José, na Rua Marechal Floriano Peixoto - 244

Mata
No município de Mata, um bairro inteiro ficou alagado. Cerca de dez famílias precisaram deixar suas casas. Segundo o prefeito Sandro Savegnago (PSDB), parte dos moradores já voltaram para casa e estão em processo de limpeza e recuperação dos danos causados pela água. A prefeitura decretou estado de calamidade pública.
Por isso, a prefeitura arrecada doações.
- Precisam de água mineral, materiais de higiene pessoal, material de limpeza, roupas, roupas de cama, toalhas de banho, cobertores, colchões, travesseiros e alimentos não perecíveis
- Ponto de arrecadação: Sede dos Municipários - em frente ao Ginásio de Esportes 502. Endereço: Rua Nossa Senhora das Graças, 428, Mata - RS, 97410-000
- Doações também podem ser feitas por pix. A chave é 88.485.412/0001-00 (Prefeitura de Mata)
Restinga Sêca
Em Restinga Sêca, 80 pessoas ficaram desalojadas no município e outros 37 moradores foram levados para abrigos coletivos. As aulas seguem suspensas na rede municipal de ensino.
- A entrega de doações podem ser feitas no Ginásio Romano Cantarelli
- Precisam de itens como colchões, lençois, cobertores, toalhas de banho e produtos de higiene
- Em casa de emergência, a população pode entrar em contato pelo fone: 55 99215 3858
São Vicente do Sul
Na última sexta-feira (20), o prefeito Fernando Pahim (PP) protocolou a situação de emergência. No município foram registrados alagamentos, interdições entre trechos e risco de desmoronamentos, além de inundações no interior.
Para ajudar as famílias atingidas, uma campanha de solidariedade é realizada.
- Os itens mais urgentes são ração para gatos, cobertores, água potável, alimentos não perecíveis, colchões, lençois, travesseiros, toalhas de banho, materiais de higiene pessoal (escova, pasta de dente e pasta de dente) e produtos de limpeza (balde, esponja, vassoura, rodo, sabão em pó e pano de chão)
- Arrecadações são feitas no Salão Paroquial de segunda-feira (23) a quarta-feira (25), das 9h às 11h e das 14h às 16h
Leia também:
- Em Santa Maria, governador Eduardo Leite anuncia recurso de R$ 60 milhões para recuperação dos municípios após fortes chuvas
- Preparem os casacos e os guarda-chuvas: inverno de 2025 promete temperaturas mais baixas que nos últimos anos
- Aumenta o número de decretos de emergência homologados pela Defesa Civil do Estado; confira