viva o campus

Edição especial do Viva o Campus levou dezenas de pessoas ao Jardim Botânico da UFSM

Suelen Soares

Foto: Renan Mattos (Diário)

Trícia Cardoso, Luciana Vargas e Estevan Barin aproveitaram o dia para chimarrear no Jardim Botânico

Na tarde deste domingo, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu dezenas de pessoas, que aproveitaram o dia de sol, para andar de bicicleta, passear com os pets, tomar chimarrão com a família e dar aquela "lagarteada" no gramado comendo bergamota. Com as temperaturas mais elevadas os visitantes tiveram a oportunidade de participar de visitas guiadas ao Jardim Botânico da universidade, que pela segunda vez, ganhou uma edição especial do Viva o Campus.

FOTOS: cafés coloniais são alguns dos atrativos da região no inverno

Esta é a segunda edição e segundo a diretora da Coordenadoria de Cultura e Eventos (CCE), Sonia Zanini Cechin ocorrerá trimestralmente e corresponde a cada uma das quatro estações do ano. O próximo será em setembro. Nesta edição além da proposta de se conhecer um pouco mais da flora e fauna do jardim, os visitantes apreciaram o Jazz e o Blues com o Projeto Fluidez e o departamento de Música da UFSM, a exposição de carros antigos da Associação de Veículos Antigos de Santa Maria (AVASM), entre outras atividades.

- Foi uma forma que encontramos de dar visibilidade ao Botânico e de divulgar tanto para o público interno da universidade, para as escolas e também para os turismo. Uma forma de aproximar ainda mais da comunidade - afirma a diretora.

Estudantes e comunidade poderão 'descobrir' a UFSM em outubro

A servidora pública Luciana Vargas, 32 anos, a designer de anteriores Tricia Cardoso, 30 e o arquiteto Estevan Barin, 38 gostaram da ideia da abertura do espaço em um domingo, visto que de segunda à sexta-feira fica um pouco difícil frequentar o local, devido aos compromissos e a correria do dia a dia.

- Nós viemos para aproveitar o dia, ainda mais com esse solzinho. E está sendo bem legal curtir esse verde. É uma maneira de apreciar o jardim - comenta Luciana.

Durante a semana as visitas podem ser agendadas pelo site do Jardim Botânico. 

POLIFEIRA

Enquanto o Viva o Campus especial Jardim Botânico: edição Blues & Jazz acontecia, ao lado do Planetário ocorria a Polifeira promovida pelo Projeto de Extensão Feira Livre do Colégio Politécnico. Os visitantes tiveram a oportunidade de consumir a produção dos agricultores vindos do interior de Santa Maria, do distrito de Santo Antão e de municípios da região como Dilermando de Aguiar e Arroio Grande. 

Foto: Renan Mattos (Diário)

De acordo com o produtor rural André Raddatz, 58 anos, tem sido interessante participar das feiras e do projeto de extensão, visto que os agricultores recebem o acompanhamento e consultoria de técnicos do Colégio Politécnico da UFSM.

Quadrinista de Santa Maria ganha prêmio internacional

_ Vendemos as frutas, geleias e chimias e tem sido bem interessante. Nós já participamos da feira as quintas-feiras aqui no campus e tem sido muito rentável _ ressalta o produtor.

A Polifeira também teve distribuição de erva-mate, apresentação da Banda de Música da EsFAs e para a campanha Inverninho Solidário, que arrecadou roupas e fraldas descartáveis para crianças. .


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casa pega fogo em Santa Maria Anterior

Casa pega fogo em Santa Maria

Motorista bate em árvore e capota carro em Santa Maria Próximo

Motorista bate em árvore e capota carro em Santa Maria

Geral