Foto: Vinicius Becker (Diário)
Neste dia 7 de julho é Dia Mundial do Chocolate. Na estação mais fria do ano, docerias investem nos tradicionais fondue e chocolate quente para atrair o público e aquecer os santa-marienses. Mas além disso, será que esse doce faz bem para a saúde? O Diário conversou com Graziela Albuquerque, nutricionista integrativa e especializada em emagrecimento, longevidade, climatério e menopausa, para entender se o chocolate pode trazer benefícios.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Se nestes dias de frio intenso, a vontade de devorar um chocolate ficou ainda mais forte, isso tem explicação. Segundo a especialista, esse desejo ocorre por razões fisiológicas e hormonais bem específicas:
– No frio, nosso corpo produz menos serotonina, que é o hormônio do bem-estar, devido à menor exposição ao sol. Isso desperta a vontade por doces, além da necessidade de aumentar o consumo de alimentos ricos em carboidrato para nos aquecer. Ainda, o estresse do inverno (muito frio, falta de sol, clarear o dia mais tarde e escurecer muito cedo) eleva o cortisol, que interfere na ação da insulina. Quando a insulina não funciona bem, mesmo comendo, continuamos com "fome" e desejando açúcar. O chocolate dá essa sensação rápida de energia e prazer, mas é temporária.
Além da sensação temporária de energia, o chocolate, ao ser ingerido, libera endorfinas e dopaminas, que estão ligadas ao hormônio do prazer. Por isso, é tratado como um "remédio natural para o humor". A especialista explica que, para isso, é necessário saber escolher o tipo de chocolate e dosar o consumo diário:

– O cacau puro é rico em antioxidantes, que fortalecem nossa imunidade no inverno, mas é muito amargo, ele tem magnésio, que acalma o sistema nervoso, e compostos que melhoram o humor naturalmente. O problema é que a maioria dos chocolates tem muito açúcar e gordura. Minha recomendação é chocolate com pelo menos 70% de cacau, no máximo 30 gramas por dia, preferencialmente após alguma refeição, pois não causa picos tão altos de insulina. Comer sempre junto de uma refeição é uma dica excelente.
Questionada sobre qual dica daria aos fãs deste doce no Dia Mundial do Chocolate, a nutricionista orienta: foque na qualidade e não na quantidade.
– Escolham chocolate com pelo menos 70% cacau - tem menos açúcar e mais benefícios. Comam devagar, saboreando cada pedaço, isso aumenta a saciedade e o prazer. Leiam a lista de ingredientes para acertar mais nas compras e evitem os que tem uma lista muito grande, pois quanto menos ingredientes, melhor. Uma estratégia que funciona muito bem é substituir o chocolate comum por cacau em pó puro em vitaminas ou receitas caseiras. Assim você mata a vontade sem desregular o açúcar no sangue – finaliza.
Leia mais: