
Foto: Freepik
Campeonato terá provas masculinas e femininas, divididas por peso corporal.

Acostumada a sediar eventos de corrida, beach tennis e paddle, Santa Maria estreia neste ano como sede de uma competição até então inédita por aqui: o Campeonato Gaúcho de Levantamento de Peso Olímpico. A disputa está marcada para os dias 25 e 26 de outubro, no Ginásio D do Centro Desportivo Municipal (CDM), com realização da Federação Esportiva de Levantamento de Pesos do Rio Grande do Sul (Felp-RS), apoio da prefeitura e organização local do Calabouço Barbell Club — Centro de Treinamento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As inscrições devem iniciar entre agosto e setembro, com valores estimados em R$ 90 para atletas filiados à Felp e R$ 160 para não filiados, embora os preços ainda possam sofrer alterações. A competição é aberta para atletas de todas as idades, a partir dos 15 anos, e dividida por categorias de peso corporal, tanto no feminino quanto no masculino, também com categorias master, para participantes a partir dos 35 anos.
Na tarde desta sexta-feira (28), o presidente da Felp, David Maikel Machado, e o diretor administrativo Rodrigo Dall’Aqua dos Santos, vistoriaram o ginásio acompanhados do secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, do secretário adjunto, Tiago Lima e da atleta e parte da equipe organizadora, Paula Dantas Arruda. Na ocasião, foi confirmado que o Ginásio D será o palco da disputa estadual.
Como funciona o campeonato
A competição é dividida em duas provas: arranco (snatch) e arremesso (clean and jerk). Os nomes em inglês foram popularizados pelo CrossFit, esporte que traz esses movimentos nos treinos.
No arranco, o atleta levanta a barra do chão até acima da cabeça em um único movimento. Já no arremesso, são dois: do chão aos ombros, e dos ombros à cabeça. Cada atleta tem três tentativas em cada movimento. A soma dos maiores pesos válidos determina o resultado final.
A ordem de entrada é definida conforme a carga que cada atleta pretende levantar, iniciando com o menor peso. A barra começa com 25 kg e não é reduzida após cada tentativa. Quem erra todas as tentativas em uma das provas, como o arranco, perde direito à premiação, mas ainda pode tentar o arremesso.
Não haverá cobrança de ingresso para assistir ao evento, que também terá praça de alimentação.
Categorias e participação
As categorias são as mesmas dos Jogos Olímpicos e respeitam o peso corporal dos atletas. Veja abaixo:
Feminino: até 48kg, até 53kg, até 58kg, até 63kg, até 69kg, até 77kg, até 86kg, acima de 86kg
Masculino: até 60kg, até 65kg, até 71kg, até 79kg, até 88kg, até 98kg, até 110kg, acima de 110kg.
Premiação
A premiação seguirá o formato tradicional da modalidade, com medalhas para os primeiros colocados de cada categoria e troféus para os destaques geral masculino e feminino, que são os atletas que levantarem as maiores cargas totais no dia. O evento segue com espaço aberto para marcas e empresas interessadas em apoiar ou patrocinar o campeonato.
A história do esporte
A modalidade do levantamento de peso é milenar, com registros no Egito Antigo por volta de 2040 a.C. e na Grécia Antiga. O primeiro campeonato moderno foi em Londres, em 1891. Desde 1920, o LPO é uma categoria fixa dos Jogos Olímpicos.
Em 2000, na edição de Sydney, foi o primeiro ano em que houve a participação de mulheres. Até então, existia apenas existia a categoria masculina na disputa.
Brasil no pódio
Em dezembro de 2024, o brasileiro Thiago Félix, 24 anos, fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro do país em um Campeonato Mundial de LPO, levantando 121 kg no arranco. Ele também garantiu uma prata e um bronze.
No feminino, Laura Amaro, 24 anos, segue como destaque brasileiro na categoria até 81 kg. Ela, junto da também atleta Amanda Schott, 28 anos, participaram das Olimpíadas pela primeira vez no ano passado.