Após a fila registrada na manhã de segunda-feira (23) na Farmácia Municipal, o secretário da Saúde, Guilherme Ribas, falou à Rádio CDN, novamente, sobre o assunto nesta terça-feira (24). Segundo ele, há expectativa de que um novo local seja destinado para o funcionamento do serviço.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Isso é uma das metas do governo do Rodrigo e da vice-prefeita Lúcia. Unificar a farmácia municipal e a farmácia de medicamentos especiais e um local mais amplo para melhorar a distribuição dos medicamentos e insulina. Eu busco nos últimos meses diversos imóveis para suprir essas necessidades para os serviços.
Ribas explica que a prioridade, na procura deste novo local, são espaços com área coberta e mais ampla para a população.
Desde 7 de maio, insulinas, lancetas e glicosímetros começaram a ser distribuídos na Farmácia Distrital Tancredo Neves. Conforme o secretário, esse foi um avanço para a população:
– A população da Região Oeste, que vinha até a Farmácia Municipal para retirar a insulina, consegue fazer essas dispensações na própria Tancredo Neves. E isso não é uma coisa simples, mudar um ponto de retirada, as pessoas se organizam para isso. Estamos buscando ampliar os pontos e olhar as demandas da população.
Quanto aos relatos de poucos funcionários em atendimento na Farmácia Municipal, Ribas destaca que algumas mudanças aconteceram, como realocação, e pode ter ocasionado, de alguns deles estarem em férias.
– A questão das férias é uma situação que ocorre. Mas na dispensação de insulina, na Municipal, temos quatro guichês, anteriormente eram dois. Aumentamos para três e em sequência para quatro – acrescentou o secretário.
Sobre as filas registradas ainda na segunda, Ribas reforçou que as fortes chuvas da semana passada e o feriado da última quinta podem ter contribuído para o aumento significativo.
Solicitação digital
A secretaria também estuda a elaboração de um aplicativo para atender a população em relação ao agendamento de consultas. Enquanto isso não acontece, eles orientam o uso do aplicativo do Estado.
A Secretaria da Saúde de Santa Maria, com profissionais nas filas, orienta a população para utilizar a solicitação online de medicamentos especiais. O usuário pode pesquisar ou solicitar medicamentos pelo site do governo do Rio Grande do Sul.
Veja a entrevista completa