O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que vai lançar este ano a licitação para contratar uma empresa de engenharia para fazer o projeto executivo da nova BR-392, entre Santa Maria e Santo Ângelo. O projeto definirá traçado e todos os detalhes de como deve ser a estrada, que terá 223 km de extensão, iniciando perto do Arenal, na BR-392, passando próximo a Santa Flora e cruzando pela Faixa de Rosário perto da Ricetec e pela BR-287, a 18,5 km de Santa Maria, seguindo ao noroeste por Toropi e Jari. Proposta anunciada há 10 anos, ela acabou ficando em banho-maria, nos últimos anos, mas vai ser retomada agora pelo governo Lula – com apoio do atual ministro Paulo Pimenta.
Segundo a superintendência do Dnit no Estado, “o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) do novo trecho da BR-392, entre Santa Maria e Santo Ângelo, foi concluído. A previsão é de que os projetos executivos de engenharia sejam licitados ainda este ano. Em paralelo, estão sendo executados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).”
Em maio, haverá audiências públicas em diversas cidades por onde passará o traçado da rodovia, uma exigência para a conclusão dos estudos de impacto ambiental. Depois disso, está prevista a licitação para a contratação das empresas que farão o projeto executivo de como será a rodovia.Não há informações de quanto tempo levará para concluir o projeto, mas, só para dar um exemplo, o projeto da Faixa Nova de Camobi levará um ano. Só após a conclusão disso, vai ser possível saber o custo total da nova BR-392 e ir atrás de verbas para licitar a contratação das construtoras que farão a rodovia.
Há 10 anos, a estimativa era de R$ 1,6 bilhão para a obra. Hoje, será bem acima de R$ 2 bilhões. Esse novo trecho da estrada é importante para desafogar o trânsito de carretas e veículos da BR-158, entre Santa Maria e Cruz Alta, e por ser um novo corredor de exportação de grãos ao porto de Rio Grande, levando desenvolvimento econômico também a essa região, que tem uma espécie de vazio rodoviário. Por começar perto do Arenal, acabará sendo uma solução para que o distrito de Santa Flora também tenha ligação asfáltica.
Dnit deve licitar contrato para fazer projeto da nova BR-392