🔒 exclusivo assinantes

Dilermando de Aguiar terá ponte móvel após estrutura de concreto ser danificada nas enchentes de 2024

Dilermando de Aguiar terá ponte móvel após estrutura de concreto ser danificada nas enchentes de 2024

Fotos: Divulgação/ Comunicação prefeitura Dilermando de Aguiar

Quase um ano depois da queda ou problemas estruturais de sete pontes em rodovias da Região Central nas enchentes de abril e maio de 2024, a população de Dilermando de Aguiar ainda sofre com o bloqueio do trânsito na ERS-530, no trajeto para São Pedro do Sul. A construção da nova ponte ainda nem começou, e só agora deve ser instalada uma estrutura móvel, para retomar o trânsito de forma provisória. A previsão é instalar essa estrutura metálica ainda em março.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A estrutura viária era usada diariamente por moradores dos dois municípios. Além disso, também escoava a produção de grãos. Com as fortes chuvas do ano passado, a ponte cedeu e um trajeto mais extenso em 30km, pela Estrada Caixa d'Água, passou a ser utilizado. 


– Nosso povo está muito ansioso, esperando a chegada da ponte. Alguns já nem acreditam mais, mas como temos o contrato com a empresa e ela disse que vai cumprir o contrato no prazo, está assegurada que voltaremos à normalidade. Principalmente quanto ao escoamento da nossa safra. Fizemos, inclusive, uma grande parceria com a prefeitura de Santa Maria, e a estrada ficou em muito boa condição para passar nossa safra até que chegue nas cooperativas – descreve o prefeito do município, Jorginho Saidelles (UB). 


Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da Central Diário de Notícias (CDN), o chefe do Executivo atualizou as condições da ponte móvel, que será instalada ao lado da ponte de concreto que cedeu. A previsão é que o trabalho inicie em 16 de março, indica o prefeito. A alternativa é provisória, pois foi alugada por um ano. 

Ponte metálica será mão única.

–  Em uma grande parceria com outros municípios, cooperativas, com os agricultores e comerciantes conseguimos construir um aterro ao lado da ponte que caiu. Foram mais de 600 cargas de pedras detonadas. É muita pedra, mas o aterro está pronto só esperando a ponte –  descreve ​Saidelles, sobre a ponte provisória que retomará a ligação de Dilermando de Aguiar com municípios como Mata, Santiago, Jaguari e Santa Maria. 


Veja as condições das sete pontes que caíram na Região Central clicando aqui. 


Leia mais:


A ponte provisória

A ponte de concreto teve um pilar que cedeu em maio de 2024. Em dezembro, a prefeitura autorizou que a ponte provisória fosse construída e instalada em um prazo de 90 dias pela empresa Eco Pontes, de São Paulo. O fim do prazo é 16 de março, data em que está marcada a instalação. 


É uma ponte metálica e comportará mais de 140 toneladas. Ela não terá capacidade de suportar a passagem de veículos simultaneamente. 



A reconstrução da ponte 

Em novembro do ano passado, uma licitação foi lançada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a construção de uma nova ponte de concreto. Na época, nenhuma empresa se credenciou para a obra. A novidade, indica Saidelles, é que recentemente empresas mostraram interesse: 


– Estamos com todos os trâmites organizados para que a ponte definitiva comece a ser construída. A princípio, vamos começar em março e o prazo é 9 meses. Então, não precisaríamos locar a ponte móvel por mais tempo, além de 1 ano. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Consulta Popular sobre utilização da Gare pode ser realizada até sábado; veja como participar Anterior

Consulta Popular sobre utilização da Gare pode ser realizada até sábado; veja como participar

Quadro clínico do papa Francisco segue estável: Próximo

Quadro clínico do papa Francisco segue estável: "Teve noite tranquila"

Geral