
Foto: Beto Albert
Nesta sexta (28), o mês de fevereiro chega ao final, mas a construção da nova ponte no Arroio Grande, na RSC-287, não começou. No ano passado, a Rota de Santa Maria havia previsto o início das obras para novembro passado, com conclusão da ponte no fim do 1º trimestre de 2025 – ou seja, até o fim de março. Porém, já entramos no mês de março, mas nada de máquinas e operários.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Os motoristas ainda precisam passar pelas duas pontes móveis metálicas do Exército. A situação só não é pior porque o Ministério Público e a comunidade cobraram providências em agosto do ano passado e, em outubro, entrou em operaçãoa segunda ponte metálica.
A justificativa da Rota é que aguarda a aprovação final do projeto enviado em novembro ao Estado. O governo estadual disse que pediu correções, que foram entregues no começo deste ano, mas que ainda não foram aprovadas. Complexidades de obras são compreensíveis, mas tanta demora não tem justificativa. É algo absurdo! A Secretaria de Reconstrução do Estado disse que está em tratativas com a Rota para fazer ajustes necessários no projeto da nova ponte, que será maior e mais alta do que a que caiu em 30 de abril de 2024, na enchente.
Já sobre a duplicação dos trechos urbanos de Santa Cruz e Tabaí, a Rota prevê a conclusão dentro de prazo, até agosto.