Dia D da vacinação contra gripe e sarampo tem movimento intenso em Santa Maria

Diário

Dia D da vacinação contra gripe e sarampo tem movimento intenso em Santa Maria

Fotos: Eduardo Ramos

Neste sábado, 25 unidades de saúde de Santa Maria fizeram parte do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e sarampo. A imunização ocorreu das 8h às 16h e teve como público-alvo idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até menores de cinco anos. Na unidade de saúde José Erasmo Crossetti, localizada na Rua Floriano Peixoto, no Centro, o sábado foi movimentado.

Calendário de vacinação contra Covid-19 tem 12 ações nesta semana

De acordo com a enfermeira Regina Couto, responsável pelo setor de vacinação da unidade, cerca de 420 pessoas já tinham passado pelo local até as 15h:

– O movimento de hoje foi bom. Atendemos 300 adultos e 120 crianças por enquanto. E algumas crianças tomam os dois tipos de vacina disponíveis aqui, ou seja, contra a gripe e contra o sarampo. Então, a expectativa é que tenhamos atingido nosso público-alvo.

Na fila, a professora Carmen Nogueira, 61 anos, foi acompanhada de algumas amigas. Para ela, que ficou sabendo da campanha pela imprensa da cidade, vacinação sempre foi um assunto importante.

– É uma prevenção, né. E está começando a esfriar, então é melhor se vacinar e se cuidar para continuarmos bem e podendo sair. Essa vacina é muito tranquila – ressalta Carmen.

Um pouco mais tarde, chegou a dona Jeanete Lesina, 80 anos, que nem precisou enfrentar fila para se vacinar. Ela tomou a dose contra a Influenza:

– Minha filha me trouxe, e costumamos vir quando o movimento está mais calmo. Fico muito contente de poder me vacinar contra a gripe e curtir a melhor idade. Não é a primeira vez que tomei e estou pronta para as próximas – comemora.

Por outro lado, para as crianças, a vacinação gerou um pouco de medo. Principalmente para os pequenos que se vacinaram em dose dupla: contra a gripe e contra o sarampo.

O casal Regina Pires e Daniel Lose levou a Iarim Melo, de 1 aninho, para se vacinar. A pequena é filha de uma amiga que, mesmo trabalhando, não quis que a filha perdesse a oportunidade de se imunizar.

– Nós trouxemos a Iarim para vacinar a pedido da mãe dela. Ela vai tomar a dose contra o sarampo, porque é super importante se prevenir dessa doença que começou a reaparecer – conta Regina.

Parceria entre a Defensoria Pública e curso de Odontologia leva educação bucal para crianças

Já o Mathias de Oliveira, 3 anos, que foi junto da mãe Maristani de Oliveira, e o Vitor Vezzosi, 3 anos, que estava com os pais Litiane Demboski e Ricardo Pivetta, tomaram duas vacinas, uma em cada braço. Apesar do medo, os meninos saíram tranquilos e felizes da sala de vacinação.

– Doeu, mas não vou ficar dodói – relatou o corajoso Vitor.

O número total de doses aplicadas no Dia D em Santa Maria ainda está sendo contabilizado e deve ser divulgado pela prefeitura no domingo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MDB de Santa Maria tem novo presidente Anterior

MDB de Santa Maria tem novo presidente

Com a praça animada, primeiro sábado de Feira do Livro teve lançamento de 10 livros Próximo

Com a praça animada, primeiro sábado de Feira do Livro teve lançamento de 10 livros

Geral