Duas ocorrências tumultuaram a tarde desta sexta-feira (7) no Presídio Regional de Santa Maria (PRSM). Um suspeito teria tentado arremessar drogas para o interior da unidade prisional, fato que gerou uma confusão que resultou em um detento ferido. Pouco depois, um outro apenado fugiu. Ambos os fatos ocorreram enquanto os presos estavam no pátio, sob vigilância de policiais da Brigada Militar, para que agentes penitenciários realizassem uma vistoria estrutural nas celas.
Informações obtidas pela reportagem dão conta de que um suspeito teria tentado arremessar drogas para o interior da instituição, mas a encomenda teria caído sob o telhado e um apenado teria tentado buscá-la. Conforme a ocorrência policial, por volta das 15h policiais militares que faziam o monitoramento do pátio do presídio teriam avistado um apenado em cima do telhado, e deram ordem para que ele descesse.
Na sequência, outros presos teriam começado a atirar pedras nos policiais que, na tentativa de cessar as agressões, reagiram utilizando munição não letal (bala de borracha). Um detento de 31 anos foi atingido no ombro direito e foi encaminhado em estado estável para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Casa de Saúde de Santa Maria.
Aos policiais, o apenado ferido teria relatado que estava tomando chimarrão atrás da goleira do campo de futebol do presídio quando a confusão entre os presos e os policiais teve início. Ele afirmou, ainda, que em nenhum momento subiu no telhado.
No registro policial consta também que os PMs não conseguiram identificar, durante o fato, o apenado que subiu no telhado, nem os que arremessaram pedras contra a guarita. Nenhum policial ficou ferido. Não há informações sobre a quantidade de drogas apreendida. A ocorrência foi registrada como lesão corporal, e o fato será investigado pela Polícia Civil.
Já por volta das 16h, um apenado do regime semiaberto, que não teve a idade divulgada, fugiu do Presídio Regional. Um policial militar que estava na guarita teria visto o momento da fuga e não teria conseguido impedir. Segundo fontes, a tentativa de arremesso de drogas ocorreu no pátio de uma galeria diferente da que o apenado que fugiu pertencia. A Brigada Militar foi avisada e realiza buscas pelo foragido.
Rede de supermercado demite funcionário que agrediu cliente