Deputado Bibo Nunes critica ato de alunos da UFSM contra o governo e diz que alunos deveriam “ser queimados vivos”

Pâmela Rubin Matge

Deputado Bibo Nunes critica ato de alunos da UFSM contra o governo e diz que alunos deveriam “ser queimados vivos”

Em uma live, o deputado Bibo Nunes (PL), que não conseguiu se reeleger, disse que estudantes de universidades federais merecem ser “queimados vivos.” A manifestação violenta do parlamentar tem ganhado repercussão nacional e aconteceu depois de ato organizado pelos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) contra cortes orçamentários do governo federal que refletiram, sobretudo, nas instituições de Ensino Superior.

O grupo saiu da Praça Saldanha Marinho e percorreu ruas centrais da cidade. Manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foram proferidas durante o protesto.

Além de Santa Maria, as ofensas também foram direcionadas aos alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bibo começa o vídeo saudando os patriotas e referindo-se aos estudantes como “inúteis”, sendo “a escória e a vergonha do mundo”, os quais merecem viver no “lixo e no esgoto.

Em um dos trechos da transmissão, o parlamentar segue com os xingamentos:— Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme. Pegaram aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. É isso que estes estudantes alienados filhos de papai que em grana merecem porque estão arriscando acabar com nosso Brasil, que está crescendo muito bem, um Brasil que não tem mais roubo, que acabou com a corrupção.O vídeo foi publicado no dia 9 de outubro e ganhou repercussão ao ser publicado nas redes sociais do ex-reitor Paulo Burmann, no último domingo. Em defesa dos alunos e da educação e da ciência, Burmann respondeu aos ataques de Bibo, que considerou injusto, arrogante e repleto de ameaças, inclusive sugerindo tortura.— Triste em ver esse injusto e covarde ataque à UFSM, atingindo o conjunto de estudantes da Universidade. Ofendeu e desqualificou estudantes e suas famílias que se manifestaram pacificamente contra os cortes que vêm sendo feitos na educação, na saúde e na ciência para alimentar o orçamento secreto que, entre outras coisas, impossibilita que eles continuem seus estudos e que a ciência avance — lamentou Burmann, que já esteve, por oito anos, à frente da UFSM, a primeira universidade pública do interior do Brasil.

Leia também:

“Dei uma escorregadinha. Foi um erro e peço desculpas”, diz Bibo Nunes sobre fala de que alunos deveriam “ser queimados vivos”

Investigação do MPF

Na manhã desta sexta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento diante das declarações do deputado a pedido do presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul, o deputado Valdeci Oliveira, que manifestou uma representação contra o vídeo do deputado Bibo Nunes.

– O atendimento foi feito por mim e pelo colega da Procuradoria dos Direitos dos Cidadão, Henrico Freitas. Decidimos instaurar um procedimento, que é uma espécie de averiguação interna em que nós vamos analisar a repercussão sob a perspectiva da tutela coletiva e enviar ao procurador-geral da República, que tem atribuição para avaliar o viés criminal e quais seriam as eventuais sanções cabíveis – informou a procuradora da República Bruna Pfaffenzeller.

Segundo o MPF, como medida de instrução, será oficiado ao referido deputado para que preste, no prazo de 10 dias, as informações que entenda pertinentes sobre o tema.

UFSM publica nota de repúdio

A Universidade Federal de Santa Maria, enquanto instituição pública, plural e democrática, tem em seus valores institucionais o comprometimento com a educação e com o conhecimento pautados em liberdade, democracia, ética, justiça, respeito à identidade e à diversidade, compromisso social, inovação e responsabilidade. Desta forma, repudia todo e qualquer discurso de ódio, de falta de civilidade, que não tolere as diferentes opiniões ideológicas e políticas e que incentive agressões à comunidade acadêmica ou a quem quer que seja.Nossos estudantes são nosso maior patrimônio e é através deles e do conhecimento gerado nas universidades que transformamos a sociedade. Toda vez que um estudante ou um servidor público da área da educação for atacado e/ou desqualificado, nos ergueremos em defesa da nossa comunidade e da nossa instituição, que é de Estado e não de um governo.   É inegável que estamos fragilizados não só pelos seguidos cortes orçamentários que sofremos ano após ano. Precisamos relembrar que, infelizmente, não é somente neste período eleitoral que estamos sendo atacados. São diferentes tentativas de desqualificar a UFSM em razão de defendermos a educação pública de qualidade e, principalmente, por prezar pela livre expressão e pelo respeito à democracia.Apesar de todos os ataques, todos os cortes, todas as tentativas de desmobilização e, principalmente deslegitimação, nossa comunidade segue respeitosa e arduamente trabalhando, porque acredita na educação de qualidade, no ensino público e na democracia. E por isso merece respeito.Somos UFSM e temos orgulho disso!Gabinete do Reitor da UFSM

BIBO NUNES – Gaúcho, natural de Cruz Alta, Alcibio Mesquita Bibo Nunes , 65 anos, conhecido como Bibo Nunes (PL) é comunicador e empresário, cumprindo seu primeiro mandato como deputado federal pelo PL, sendo eleito, em 2018, pelo PSL. Na cidade natal foi vereador pelo MDB. Em setembro de 2020, Carlos Bulhões, último colocado na recente consulta para reitor da UFRGS, foi nomeado reitor pelogoverno Bolsonaro, atendendo pedido do deputado federal Bibo.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Melhores trabalhos são premiados no último dia do “Espaço Educar e Empreender” Anterior

Melhores trabalhos são premiados no último dia do “Espaço Educar e Empreender”

UFSM Futsal recebe o Lyon pelas quartas de final da Série Ouro Próximo

UFSM Futsal recebe o Lyon pelas quartas de final da Série Ouro

Geral