Depois de muito barulho, projeto de exame toxicológico deve ser arquivado

Jaqueline Silveira

Depois de muito barulho, projeto de exame toxicológico deve ser arquivado

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Santa Maria barra projeto que exige teste toxicológico para prefeito, vice, vereadores e secretários municipais. Foto: Isadora Pilar (Divulgação)

Nesta terça-feira (4), o vereador Alexandre Vargas (Republicanos) apresentou seu parecer contrário ao projeto que prevê a apresentação de exame toxicológico para prefeito, vice e secretários municipais, além de parlamentares de Santa Maria, assumirem seus cargos. O parecer foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo.

De autoria de Tony Oliveira (Podemos), o projeto havia recebido parecer favorável do vereador Tubias Callil (MDB), no mês de setembro, para seguir sua tramitação normal na Casa, contudo, a maioria dos integrantes da CCJ presentes à reunião derrubou o parecer com base na decisão da Procuradoria Jurídica que considerou a proposta inconstitucional. Isso porque estabelecer requisitos para prefeito, vice e secretários é de competência exclusiva do chefe do Poder Executivo. Além disso, incluir requisitos para políticos assumirem cargos cabe à legislação eleitoral e, portanto, os mesmos não podem ser estabelecidos por lei em nível municipal.

Leia também:

Mesmo com passe livre, mais de 42 mil santa-marienses não votaram no último domingoCom mais mulheres e negros, confira a composição da Assembleia Legislativa eleitaLeite vence em sete cidades da região onde Estado faz obrasLideranças de Santa Maria repercutem resultados do 1º turno e compartilham projeçõesPT lidera bancada gaúcha na Câmara e na Assembleia; confira a lista de todos os eleitos

Pelo fato de o parecer de Callil ter sido rejeitado, de acordo com o Regimento da Casa, um novo relator, no caso Alexandre Vargas, foi indicado para elaborar o documento e oficializar a decisão da CCJ. Junto com o parecer técnico, Alexandre anexou o teste toxicológico negativo que fez. O vereador Pablo Pacheco (Progressistas) também se submeteu ao exame e divulgou o resultado negativo à imprensa. Terça, a Comissão de Constituição e Justiça só referendou o novo parecer barrando o projeto. Somente Callil votou contra o parecer de Alexandre.

Com a decisão da CCJ, a proposta tende a ser arquivada. Para ir adiante, Tony teria de ingressar com recurso na comissão, mesmo assim, seria difícil o pedido ser favorável para ir a plenário. Tudo indica que o projeto que causou tanto barulho na Câmara acabará arquivado.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para a 1ª Copa Diário de Futsal terminam nesta quinta-feira Anterior

Inscrições para a 1ª Copa Diário de Futsal terminam nesta quinta-feira

Processo seletivo da Fisma oferece 200 vagas em cursos de graduação Próximo

Processo seletivo da Fisma oferece 200 vagas em cursos de graduação

Geral